• Cuiabá, 02 de Setembro - 2025 00:00:00

Cuiabá tem meta de vacinar 60 mil crianças contra a covid; ação inicia dia 20


Rafaela Maximiano

Quinta-feira, dia 20 de janeiro, fará um ano que a vacinação contra a covid, teve início em Cuiabá. De lá para cá, a capital de Mato Grosso já aplicou cerca de um milhões de doses de vacinas. Na data também terá início a imunização de crianças de 05 a 11 anos contra a covid. A meta é vacinar um público de mais de 60 mil crianças.

As informações são do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), durante a live semanal de conversa com a sociedade nesta terça-feira (18). O tema central é a saúde pública na capital.

“Dias 20, 21 e 22, no posto de vacinação da Unic Barão estaremos iniciando a vacinação das crianças cuiabanas contra a covid. A partir da próxima semana essa vacinação será descentralizadas para as unidades de saúde”, anunciou.

O gestor público também anunciou que está autorizado a instalação de tendas, cadeiras e climatizadores nas áreas externas das Unidades de Saúde e policlínicas de Cuiabá que estão vacinando contra a covid. A medida visa evita a aglomeração de pessoas devido ao surto gripal e de covid.

Sobre a a abertura de um Centro de Triagem, Emanuel Pinheiro disse que aguarda uma decisão do Governador Mauro Mendes, mas sua equipe técnica já analisa a viabilidade também. "Não podemos descartar a possibilidade", disse.

Lembrou que quando assumiu em 2017 a capital possuía apenas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e agora possui quatro. “Inauguramos a UPA Verdão e em breve a UPA da Região Leste. Seremos uma das poucas capitais brasileiras com estrutura superior à população que Cuiabá possui, para atendimento à saúde secundária”, analisou Emanuel Pinheiro diante da orientação do Ministério da Saúde onde uma UPA atende até 300 mil pessoas.

Pinheiro também afirmou que mesmo diante do aumento do número de casos de contaminação pela covid e da gripe H3N2, a Prefeitura não terá interrupção nos serviços públicos.

“Cuiabá não pode parar e a Prefeitura não vai parar”, afirmou o prefeito, ponderando que cada secretário terá autonomia, de por meio de portaria, estabelecer revezamento de servidores, sem prejuízo as serviços oferecidos à população.

Confira outras informações pontuadas pelo prefeito durante a live:

- Pais ou responsáveis deverão entrar no site www.vacina.cuiaba.mt.gov.br , escolher o grupo no qual a criança se encaixa e preencher os dados com atenção para somente após levar a criança para vacinar;

- De acordo com Pinheiro Cuiabá recebeu apneas 3.580 doses exclusivas para crianças e, o município possui 60.659 crianças de 5 a 11 anos residentes;

- Conforme o cronograma do Ministério da Saúde, crianças com morbidades ou com deficiência permanente devem ser os primeiros imunizados, seguidos pelas crianças quilombolas. "Posteriormente, aquelas crianças que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19  por exemplo: lares com pessoas com HIV positivo, pacientes oncológicos, pacientes que realizam hemodiálise rotineiramente e pessoas imunossuprimidas;

- Só poderão vacinar crianças que tenham até 11 anos completos (nascidas entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2011;

- Crianças acamadas serão atendidas pela equipe do Consultório na Rua.  

- A Prefeitura de Cuiabá divulgará o começo de cada faixa etária nos seus canais de comunicação - (site e redes sociais).

- Aulas presenciais não serão suspensas e iniciam dia 27 de fevereiro;

- Kits uniformes e materiais escolares serão distribuidos aos alunos da rede pública de ensino.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: