Da Redação
A Fecomércio-MT divulgou pesquisa - considerando que na Capital do Estado, os comerciantes encerram o ano mais confiantes.
Em tempo, em entrevista ao FocoCidade, o presidente da entidade, José Wenceslau de Souza Júnior, assinalou otimismo para o próximo ano mas acentuou o alerta: "o empresário está fazendo o dever de casa, mas o Estado também tem que fazer o dele e baixar a nossa carga tributária dentro do Estado que é altíssima".
Confira informações sobre a pesquisa, de acordo com a Comunicação da Fecomércio:
A última pesquisa de 2021, que avalia a confiança do empresário do comércio (Icec) na capital, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), apresentou alta de 2% sobre o mês anterior e fechou o ano com 135 pontos, acumulando alta de 9,9% no ano.
Para o diretor de Pesquisas do IPF-MT, Maurício Munhoz, a evolução do indicador é considerado positivo, pois reflete nos demais setores da economia. “Este resultado é uma notícia otimista para toda a economia cuiabana, já que o comércio alavanca todos os demais setores”, explicou Munhoz.
Todos os componentes que formam o Icec apresentaram variação positiva no mês, com destaque para o índice que acompanha o investimento, com alta de 4,5%. Das 181 empresas entrevistadas na capital, 92,2% têm expectativas de aumentar a contratação de funcionários. O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, também destacou os altos índices para expectativas futuras.
“Alguns indicadores que formam a pesquisa, como a ‘expectativa para o comércio’ continuam melhorando, onde mostra que 96,2% dos comerciantes entrevistados esperam melhoria para o setor, além da alta intenção para a contratação de funcionários. Portanto, temos dados bastantes animadores para um final de ano com aumento na movimentação do comércio varejista em Cuiabá”, explicou o presidente da Fecomércio-MT.
Pesquisa de Consumo
A recente pesquisa sobre a intenção de consumo dos mato-grossenses para o Natal de 2021, realizada pelo IPF-MT, ajudam a reforçar o aumento da confiança do comerciante. 68% dos entrevistados pretendem fazer compras neste período. “Esta data é a melhor para o comércio, visto que o setor se beneficia com as festas de fim de ano. Boa parte do 13º salário do trabalhador será direcionado para o consumo”, acrescentou Wenceslau Júnior.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco