Da Redação
“Em várias partes de Mato Grosso quem faz as pequenas torres de transmissão são as pequenas empresas, que precisam ser incentivadas, pois os grandes não querem roer osso”, criticou o senador Jayme Campos.
O parlamentar pediu ao ministro das Comunicações, Fabio Faria, durante audiência pública para debater as perspectivas do leilão do 5G na Comissão de Infraestrutura do Senado, incentivos do governo federal à implantação da internet e da telefonia móvel nos municípios com baixa densidade populacional.
O senador apontou como causa para o desinteresse das grandes companhias telefônicas em atuar em pequenos municípios o baixo volume de faturamento.
“Temos que fazer cumprir o papel das agências, cobrar de forma contundente que participem mais efetivamente, pois estão puxando mais pelo caixa do que pelos investimentos que precisam ser feitos para expandir a cobertura no país”, apontou.
Ele também cobrou a aplicação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST). “Os recursos do FUST eram para atender às pequenas comunidades, aquelas mais distantes que não contam com telefonia e cobertura de internet, mas ninguém nunca viu a cor desse dinheiro."
Fabio Faria afirmou que os recursos do leilão serão suficientes para recompor o FUST e expandir a cobertura em todo país. Ao todo foram arrecadados R$ 47,2 bilhões, superando os leilões do 3G, do 4G e da privatização da Telebrás, que juntos, arrecadaram 41 bilhões. “Os recursos do FUST sumiram, foram utilizados para cálculo de superávit primário e amortizar dívidas, então se não fosse o leilão não teríamos esse dinheiro porque ele já foi gasto”, explicou.
O ministro também afirmou que o setor de telecomunicações do país atrai investidores do mundo inteiro. “Nosso maior deserto digital é o agro, que conta com apenas 23% de cobertura. Com 5G isso vai para 100% e o mercado tem muito interesse em suprir essa demanda."
Com informações Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada