Da Redação
Mesmo com estudos que apontam recuperação do comércio no Estado, datas comemorativas se tornam um instrumentos fundamental para alavancar a economia do setor, caso do Dia das Crianças - comemorado nesta terça-feira (12) - Feriado Nacional - Dia de Nossa Senhora Aparecida.
Além das vendas no quesito "presentes" - pesquisa aponta que outros segmentos também deverão se beneficiar no período.
Assim, a Fecomércio divulgou estudo - apontando a perspectiva positiva relativa às vendas.
Confira:
No próximo dia 12 de outubro, data em que se comemora o Dia das Crianças, pouco mais da metade dos mato-grossenses (53%) pretendem presentear na data. A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio em Mato Grosso (IPF-MT) descobriu, ainda, que 16% irão levar as crianças para passear. Os locais pretendidos serão pizzarias (46%) e sorveterias (40%).
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a importância dos números, que são animadores. “Com certeza, a movimentação no comércio e serviços será maior nos dias que antecedem a data, por ser um final de semana. No entanto, outros números da pesquisa ainda nos deixam cautelosos”.
O alerta de Wenceslau Júnior ficou para os 31% dos entrevistados que afirmaram que não pretendem fazer nada. Desses, 28% alegaram estar desempregados, 22% preferem economizar e 18% pela questão financeira apertada. A maior parte (32%) foi por não ter alguém próximo.
Brinquedos predominam
Para os que irão dar presentes, os tradicionais brinquedos ainda são maioria (65%), seguido de roupas (16%), calçados (12%) e aparelhos eletrônicos (6%). As lojas de ruas também serão mais procuradas pelos consumidores (51%), em seguida vem as de shopping (28%) e Shopping Popular (11%). Já o valor pretendido para gastos está em R$172,20.
Com relação ao passeio, a média de gesto para comemorar a data está em R$ 134,40. “A flexibilização das medidas restritivas vão ajudar a impulsionar os estabelecimentos comerciais, um reflexo do aumento da vacinação em todo estado, que já chega a 36,6% do total de imunizados tanto com as duas doses quanto a dose única da vacina contra Covid-19”, destacou o presidente da Fecomércio-MT.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica