Da Redação
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) tenta, em debate com sindicato de servidores, buscar solução em relação ao impasse que paira sobre a regularização de mais de 3,5 mil servidores públicos.
Um dos "desafios" é encontrar documentos exigidos na atual legislação - com apontamento de pendências.
Assim, o presidente doTCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, se reuniu com representantes do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig-MT) na última sexta-feira (1°).
De acordo com o presidente, os processos estão pendentes de documentação. "Nossa equipe já apurou e, em uma semana, apresentará um relatório que vai facilitar a resolução desta questão e esclarecer o que falta para que essas aposentadorias sejam regularizadas", disse.
A titular da Secretaria de Controle Externo de Previdência, Karísia Andrade, explicou que "um dos pontos debatidos diz respeito à divergência de entendimento entre a Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia".
"Temos o mesmo entendimento do Ministério, de que essas pessoas são vinculadas de fato ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), desde que comprovem toda documentação necessária. Isso vai permitir que os processos sejam encaminhados ao Tribunal e devidamente registrados", disse.
Membro do Sinpaig, Edmundo Leite, considerou que a Constituição de 1988 previu a estabilização de servidores com cinco anos de serviço público comprovados, ou mais. É justamente este grupo que enfrenta maior dificuldade com regulamentação das aposentadorias, por falta de documentos.
"Muitos deles não têm o documento, só a portaria do Diário Oficial. Por isso pedimos que reconheçam essa Portaria levando em consideração a ideia de fé pública. Agora faremos um levantamento sobre quantas pessoas estão nessa situação e marcaremos uma nova reunião", observou.
Por fim, o TCE assinala que "na reunião também ficou definido que o Sindicato fará um levantamento de dados e apresentará ao TCE-MT uma proposta de Resolução de Consulta relacionada ao tema".
Com Comunicação TCE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva
Governo e UFMT: parceria para estudo sobre cadeia de fertilizantes
MP: réu é condenado a 10 anos e oito meses por atropelamento
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025