Da Redação
Questionado sobre o valor do modal de transporte BRT, o governador Mauro Mendes (DEM) foi categórico hoje (20) ao afirmar que "tudo subiu de preço" no país.
“Você ouviu falar que o preço do cimento subiu, a inflação aumentou. Você queria que o preço do aço ficasse congelado.. O preço de tudo há um ano provavelmente seria outro", respondeu no plano de questionamento da imprensa.
Mendes emendou: "a tarifa (do modal) tem outras nuances. A construção está sendo bancada pelo Governo do Estado. Agora, essa construção lamentavelmente impacta no preço de todos os produtos da construção civil, que você e todo mundo sabe que teve forte aumento no valor".
Conforme dados do Estado - assinalados recentemente pela assessoria da Pasta de Infraestrutura, a obra deve custar R$ 622 milhões:
O anteprojeto do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), movido à eletricidade, a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande, prevê o aproveitamento de todas as obras de infraestrutura já executadas para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em ambas as cidades. O investimento estimado para a realização das obras é de R$ 480 milhões e o prazo de execução é de 24 meses.
A execução das obras, somada à aquisição da frota de ônibus, deverá demandar do Governo do Estado um investimento de aproximadamente R$ 622 milhões, o que representa uma economia de R$ 300 milhões quando comparada ao aporte necessário para a continuidade do projeto do VLT, na ordem de R$ 921 milhões, considerando as atualizações do projeto do modal ferroviário.


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