Da Redação
O atraso do repasse de contribuições previdenciárias patronais dos segurados da prefeitura de Terra Nova do Norte - e posterior pagamento eivado de falhas, resultou no alerta do Tribunal de Contas do Estado (TCE) - que julgou irregular uma tomada de contas da gestão.
A auditoria constatou, segundo o TCE, "irregularidades nos pagamentos de juros e multas das contribuições previdenciárias patronais dos segurados" da referida administração.
O processo, sob relatoria do conselheiro Valter Albano, foi apreciado durante sessão ordinária remota nesta semana e "se concretizou em cumprimento a uma determinação contida em acórdão de 2019". O TCE ressalta que "os atrasos dizem respeito aos meses de março a outubro do referido ano".
Na ocasião, Valter Albano citou impropriedades como repasse de despesas não autorizadas, irregulares e lesivas ao patrimônio público e ainda ilegais e ou ilegítimas com a soma de pagamento irregular de juros e atualização no valor de R$ 36,4 mil.
"Na condição de ordenador de despesa, o gestor não agiu diligentemente, no sentido de impedir a ocorrência do atraso no recolhimento das cotas patronais dos segurados e ainda deixou de adotar providências capazes de evitar o atraso, havendo prejuízo à garantia dos benefícios", explicou.
Diante do exposto, o conselheiro votou pela irregularidade da tomada de contas com determinação ao antigo gestor para restituição ao erário dos valores pagos a título de encargos moratórios decorrentes do não cumprimento de suas obrigações, além de aplicação de multa, assinala o TCE.
Com Comunicação TCE
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva