O Ministério Público Estadual informa que "para ampliar o conhecimento sobre as pessoas com deficiência que atuam nas unidades do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, a instituição, por meio do Programa Vida Plena, lançou uma pesquisa para identificar o perfil deste público. Pretende-se, com o levantamento, aprimorar as estratégias institucionais de garantia de acessibilidade e participação plena, propiciando efetiva inclusão no ambiente de trabalho".
Confira mais informações, segundo a Comunicação do MP:
O lançamento da pesquisa faz parte da programação alusiva ao Mês de Setembro, em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Surdo (26). A coordenadora do Programa Vida Plena, promotora de Justiça Claire Vogel Dutra, destaca que o preenchimento do questionário é primordial para o avanço de políticas institucionais que garantam os direitos desse segmento.
Ela explica que, quando acionada, a equipe do Vida Plena realiza procedimentos para identificar as barreiras (sociais e físicas) presentes no ambiente de trabalho, que podem dificultar o desempenho das atividades e restringir a participação social. Além da realização de visitas in loco e institucional, a equipe promove atendimento individual, intervenção junto à chefia e articulação intrainstitucional.
“Ao compreender que o trabalho que se deve adaptar à pessoa com deficiência e não o contrário, a equipe identifica junto ao/à integrante envolvido/a as necessidades para assegurar a inclusão e as direciona para as unidades administrativas responsáveis para a tomada de providências, bem como realiza o acompanhamento. Toda a intervenção é realizada considerando a participação da pessoa com deficiência”, explicou a coordenadora.
As profissionais assistentes sociais que integram o Núcleo de Qualidade de Vida - Vida Plena explicam que a deficiência, com base no referencial do modelo social, é entendida como algo que está para além da lesão do corpo, ou seja, é a interação com estruturas sociais histórica e culturalmente construídas para não acolher a diversidade humana. Alertam que as barreiras sociais provocam a experiência da desigualdade e restringem a participação plena e efetiva das pessoas.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco