Da Redação
A OAB Seccional Mato Grosso divulgou manifesto hoje - 7 de Setembro - considerando o cenário de crise no país e pontuando que "a independência se sustenta no estado democrático de Direito"
Confira na íntegra:
O Brasil completa, neste 7 de setembro de 2021, 199 anos de Independência do Império de Portugal. Desde a ruptura, foram sucessivas as tensões políticas e econômicas que o país passou. Estamos no período de democracia mais longo da República Federativa do Brasil, cujo marco é a Constituição Federal de 1988, que no dia 5 de outubro deste ano completa 33 anos de promulgação.
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso (OAB-MT), casa das liberdades democráticas e porta-voz da sociedade civil, em tempos de ameaças à estabilidade constitucional, une-se a todos que buscam a continuidade de uma sociedade que tem como premissas a liberdade e a democracia, cujas forças constitucionais e os Poderes trabalhem em harmonia entre si.
Não se pode admitir no mundo contemporâneo, e que ainda enfrenta uma das piores crises sanitárias da história recente, que os Poderes da República, que devem promover a defesa da harmonia social e a garantia dos direitos individuais e coletivos, passem a se enfrentar com discursos ideológicos.
O avanço da democracia dar-se-á, apenas, com mais democracia!
Neste contexto, no aniversário de 199 anos da República e no avizinhar dos 33 anos da consolidação do Estado Democrático de Direito, com a promulgação da Constituição de 1988, a OAB-MT se mantém firme na defesa intransigente da permanência harmônica do regime democrático, repudiando toda e qualquer intervenção que venha ao arrepio da norma constitucional.
Por fim, deseja que, neste momento de tensão política e econômica, os líderes constitucionalmente em exercicio busquem de maneira efetiva a paz social, permitindo, assim, o continuar da caminhada de um estado democrático forte de um país pujante.
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB/MT)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio