Da Redação
A prefeitura de Cuiabá divulgou nota, considerando pedido para que a população busque a vacina contra a covid-19 "apenas no horário agendado".
Ocorre que em alguns casos, pontos de imunização sofrem eventuais "tumultos" em razão de não serem seguidas à risca as orientações da gestão pública - saúde, em relação ao plano de imunização e cronograma previsto pelo Executivo municipal.
Confira:
No intuito de acelerar a imunização dos habitantes de Cuiabá contra a Covid-19, a Prefeitura criou o Horário Estendido na campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” e, com isso, três polos – SENAI Porto, UFMT (drive-thru) e SESI Papa (drive-thru) – funcionarão até às 21 horas desta segunda-feira (23) até a próxima sexta-feira (27).
Para que tudo ocorra de forma organizada, a coordenadora da campanha de vacinação contra a covid-19 e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Valéria de Oliveira, orienta que os usuários colaborem indo aos polos apenas no horário agendado.
“Precisamos que as pessoas se atenham ao horário para o qual foram agendadas pelo sistema do Vacina Cuiabá e que consta no comprovante com o QR code. Somente nas primeiras horas desta segunda-feira, já recebemos no SENAI Porto dezenas de pessoas agendadas para o período noturno ou para os dias seguintes. Não podemos passar essas pessoas na frente de quem está no horário correto e, se elas permanecem aqui, acabamos ultrapassando o limite de capacidade do local, o que não é indicado em meio a esta pandemia”, afirma.
Valéria ainda destaca que as estruturas fixas montadas para a campanha de vacinação contam ar condicionado, cadeiras, banheiros, água mineral, tudo para atender a população da melhor maneira possível, mas que casos como de pessoas que vão acompanhadas ao polo sem necessidade, acabam favorecendo a aglomeração.
“Havia um grupo familiar de 5 pessoas em que somente uma iria ser vacinada. Sabemos que as pessoas querem compartilhar este momento tão importante com quem amam, mas precisamos manter a organização do polo de vacinação. Pelas regras sanitárias, somente têm direito a acompanhante as mulheres grávidas ou com criança de colo, idosos ou pessoas com deficiência”, informa a coordenadora.
Nesta segunda-feira (23), no polo SENAI Porto estão agendadas 2,6 mil pessoas para tomarem a primeira dose da vacina, no SESI Papa (drive-thru) serão 2,5 mil pessoas convocadas apenas para a primeira dose e, no polo UFMT (drive-thru), está prevista a aplicação da primeira dose em 2 mil cuiabanos.
A coordenadora de acolhimento e registro do polo SENAI Porto, Vera Lúcia Ferreira, ressalta que, além desses agendados, ainda estão sendo atendidas as pessoas que estão no prazo para receber a segunda dose da vacina.
"Estamos em um momento crucial da campanha de vacinação, em que temos como meta imunizar 9 mil pessoas com a primeira dose por dia em Cuiabá e seguir concluindo o esquema vacinal dos demais, então, pedimos a compreensão e da contribuição dos pacientes, pedimos para que venham apenas no horário agendado e só trazer acompanhante se realmente houver necessidade”, afirma.
Com Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio