Rafaela Maximiano - Da Redação
Integrar as regiões mais populosas ao terminal rodoferroviário de Rondonópolis assim como ampliar alternativas para o transporte da produção mato-grossense com a redução de custos e aumento de competitividade. Foram alguns dos pontos positivos citados pelo secretário de Estado de Fazenda, Rogério Luiz Gallo, como justificativa para lançar a outorga de trecho ferroviário estadual.
O valor estimado da obra é de R$ 12 bilhões.
O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 19 de julho, pelo governador Mauro Mendes (DEM) de um chamamento público para a construção de uma Ferrovia Estadual que vai ligar a capital Cuiabá aos municípios de Rondonópolis, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
“Já temos inclusive demonstração de interesse privado, por isso abrimos o chamamento público. O sonho de Mato Grosso vai se tornar realidade. Tanto de produtores quanto da população. Será também o modal que integrará Mato Grosso com os grandes centros consumidores e hoje terminada esta reunião esse chamamento será publico”, justificou Mauro Mendes.
O chefe do Executivo estadual lembrou o apoio da bancada federal, senadores e deputados estaduais para a construção do trecho ferroviário estadual. O governador também atentou para o fato de que a malha ferroviária será em modelo de concessão/concorrência sem monopólio e todo o estudo para lançamento do chamamento público foi regulamentado pela Lei Complementar nº 685, de 25 de fevereiro de 2021.
O prazo para os interessados se manifestarem é de 45 dias. Os estudos estimam a execução de todo o traçado com até sete anos, sendo que o primeiro trecho – Rondonópolis a Cuiabá deva ser inaugurado com um terminal em 2025 e o segundo trecho até Lucas do Rio Verde seja concluído até o segundo semestre de 2028.
O anúncio ocorreu no Salão Cloves Vettorato, do Palácio Paiaguás, e prestigiado por diversas autoridades como os senadores Jayme Campos, Wellington Fagundes, Carlos Fávaro, e sua 1ª suplente Margareth Gettert Busetti. Os deputados federais Neri Geller e Nelson Narbudo, o presidente da Assembleia Legislativa Max Russi, entre outros deputados estaduais, além de secretários estaduais.
Atualização em instantes sobre a coletiva de imprensa
Miguel Vaz Ribeiro, prefeito de Lucas do Rio Verde: “Agora cabe a nós prefeitos prepararmos nossas cidades para a chegada da ferrovia”.
Francisco Vuolo – Representando o prefeito de Cuiabá: “ O governador está construindo um divisor de águas e com muita coragem. Hoje é um dia ímpar e histórico para Mato Grosso. Está realizando um sonho de ver a ferrovia chegar a Cuiabá”
Célio Fernandes - presidente da CDL Cuiabá: "Será a ferrovia do comércio também!"
Paulo Araújo - Deputado Estadual representando seus pares: "A ferrovia vai trazer o fomento e crescimento não somente para a baixada cuiabana mas para todo Mato Grosso"
Nelson Barbudo - Deputado Federal: "Neri Geller teve papel fundamental para a efetivação dessa ferrovia. Muitos governadores passaram mas não tiveram essa bancada apoiando e o senho fez muito bem em documentar esse apoio"
Neri Geller - Deputado Federal: "Um marco na história do país. Muitos outros estados vão seguir nosso exemplo. Agradeço o apoio dos colegas deputados e senadores nessa conquista"
Carlos Fávaro - Senador: "Chegou a vez de Cuiabá. Essa ferrovia é o resultado da união dos Poderes. Parabéns à resposta rápida do deputado Max frente à Assembleia que também respondeu a este chamado. Somos todos a favor de Mato Grosso"
Wellington Fagundes - Senador: "A emoção de Vuolo de chegar às lagrimas representa o sentimento de todos nós de querer que esse sonho se tornesse realidade. De fazer a integração desse Estado"
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Indústria precisa investir na resiliência climática para mitigar riscos e prejuízos?
Setembro: mês do turismo e de novas oportunidades para Várzea Grande
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França