• Cuiabá, 16 de Setembro - 2025 00:00:00

Governador anuncia construção de ferrovia estadual; obra de R$ 12 bi


Rafaela Maximiano - Da Redação

Integrar as regiões mais populosas ao terminal rodoferroviário de Rondonópolis assim como ampliar alternativas para o transporte da produção mato-grossense com a redução de custos e aumento de competitividade. Foram alguns dos pontos positivos citados pelo secretário de Estado de Fazenda, Rogério Luiz Gallo, como justificativa para lançar a outorga de trecho ferroviário estadual.

O valor estimado da obra é de R$ 12 bilhões.

O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 19 de julho, pelo governador Mauro Mendes (DEM) de um chamamento público para a construção de uma Ferrovia Estadual que vai ligar a capital Cuiabá aos municípios de Rondonópolis, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. 

“Já temos inclusive demonstração de interesse privado, por isso abrimos o chamamento público. O sonho de Mato Grosso vai se tornar realidade. Tanto de produtores quanto da população. Será também o modal que integrará Mato Grosso com os grandes centros consumidores e hoje terminada esta reunião esse chamamento será publico”, justificou Mauro Mendes.

O chefe do Executivo estadual lembrou o apoio da bancada federal, senadores e deputados estaduais para a construção do trecho ferroviário estadual. O governador também atentou para o fato de que a malha ferroviária será em modelo de concessão/concorrência sem monopólio e todo o estudo para lançamento do chamamento público foi regulamentado pela Lei Complementar nº 685, de 25 de fevereiro de 2021. 

O prazo para os interessados se manifestarem é de 45 dias. Os estudos estimam a execução de todo o traçado com até sete anos, sendo que o primeiro trecho – Rondonópolis a Cuiabá deva ser inaugurado com um terminal em 2025 e o segundo trecho até Lucas do Rio Verde seja concluído até o segundo semestre de 2028.

O anúncio ocorreu no Salão Cloves Vettorato, do Palácio Paiaguás, e prestigiado por diversas autoridades como os senadores Jayme Campos, Wellington Fagundes, Carlos Fávaro, e sua 1ª suplente Margareth Gettert Busetti. Os deputados federais Neri Geller e Nelson Narbudo, o presidente da Assembleia Legislativa Max Russi, entre outros deputados estaduais, além de secretários estaduais.  

 

Atualização em instantes sobre a coletiva de imprensa 

Miguel Vaz Ribeiro, prefeito de Lucas do Rio Verde: “Agora cabe a nós prefeitos prepararmos nossas cidades para a chegada da ferrovia”.

Francisco Vuolo – Representando o prefeito de Cuiabá: “ O governador está construindo um divisor de águas e com muita coragem. Hoje é um dia ímpar e histórico para Mato Grosso. Está realizando um sonho de ver a ferrovia chegar a Cuiabá”

Célio Fernandes - presidente da CDL Cuiabá: "Será a ferrovia do comércio também!"

Paulo Araújo - Deputado Estadual representando seus pares: "A ferrovia vai trazer o fomento e crescimento não somente para a baixada cuiabana mas para todo Mato Grosso"

Nelson Barbudo - Deputado Federal: "Neri Geller teve papel fundamental para a efetivação dessa ferrovia. Muitos governadores passaram mas não tiveram essa bancada apoiando e o senho fez muito bem em documentar esse apoio"

Neri Geller - Deputado Federal: "Um marco na história do país. Muitos outros estados vão seguir nosso exemplo. Agradeço o apoio dos colegas deputados e senadores nessa conquista"

Carlos Fávaro - Senador: "Chegou a vez de Cuiabá. Essa ferrovia é o resultado da união dos Poderes. Parabéns à resposta rápida do deputado Max frente à Assembleia que também respondeu a este chamado. Somos todos a favor de Mato Grosso"

Wellington Fagundes - Senador: "A emoção de Vuolo de chegar às lagrimas representa o sentimento de todos nós de querer que esse sonho se tornesse realidade. De fazer a integração desse Estado"




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: