Da Redação
“Quando nós melhoramos a logística de nosso Estado, damos condições ao nosso produtor, melhoramos muito a balança comercial do país e damos melhores condições de vida ao nosso povo”, pontuou o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB) - ao defender que "o governo federal agilize a chegada dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte, até Cuiabá para impulsionar o desenvolvimento logístico de Mato Grosso".
Russi participou no sábado (17) da assinatura da ordem de início de serviço para a elaboração de projetos e execução do Contorno Norte de Cuiabá e Várzea Grande.
O ato realizado no Palácio Paiaguás com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, promete o início dos serviços para a elaboração de projetos e execução da obra conhecida como Rodoanel. ]Freitas garantiu a expansão da malha ferroviária até a capital e depois até Lucas do Rio Verde.
“Em agosto a gente começa a obra da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que é outra ferrovia que vai chegar aqui no estado, e nós vamos sim fazer a extensão da Ferronorte até Lucas com ramal para Cuiabá”, assegurou o ministro.
Hoje a concessão da ferrovia que liga Sudeste e Centro-Oeste é da Rumo Logística. São 755 km de extensão, passando pelos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, ligando Santa Fé do Sul (SP) à Rondonópolis.
O presidente também reforçou a parceria integral do Parlamento quanto as ações de melhorias das estradas mato-grossenses e assegurou recursos da Assembleia, como complemento do aporte financeiro, para a efetivação das ações de infraestrutura. Ele parabenizou a união entre os poderes e ressaltou que o estado é o principal produtor de soja no país e primeiro na produção de grãos.
Rodoanel
Nesse primeiro lote será executada a implantação de 21,5 quilômetros do trecho da BR-163/364, em Várzea Grande, até o entroncamento da MT-251, na Rodovia Emanuel Pinheiro, em Cuiabá, além da duplicação da pista em pavimento rígido.
Em razão dessa duplicação, também deverão ser construídos dois viadutos na BR-163/364, dois viadutos na MT-010 e duas pontes sobre o Rio Cuiabá. Também está prevista a construção de uma trincheira na Avenida Antártica e três retornos e passagens em desnível.
O governador Mauro Mendes (DEM) assinou o projeto juntamente com o ministro de Infraestrura, Tarcísio de Freitas. Participaram do ato o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Antônio Leite dos Santos Filho e o representante do Consórcio MT Sul – SBS Engenharia – Future ATP – Vereda, Márcio Bozetti.
Com Assessoria


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