Da Redação
Ministério Público Estadual (MPE) propôs Ação Civil Pública contra o município de Querência, considerando objetivo de assegurar o "cumprimento da legislação de trânsito, bem como a proteção dos interesses de todos que transitam na cidade, por meio da sinalização adequada das vias públicas". O MP alerta para problemas, que apesar de constantes na cidade, não tem até o momento a devida resposta da gestão.
A ação ocorre por meio da Promotoria de Justiça da comarca de Querência. Assim, o MP destaca que "requereu, liminarmente, que o Poder Público instale órgão executivo de trânsito, regularize as normas de circulação conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e promova campanhas educativas sobre o tema, sob pena de multa mensal no valor de R$ 20 mil".
No julgamento do mérito, o MP pleiteou a condenação do requerido nas obrigações de fazer: planejamento da circulação de pedestres e veículos; implantação e manutenção da sinalização vertical, horizontal e semafórica; exercício do poder de polícia administrativa de trânsito, aplicando as penalidades cabíveis e arrecadando multas; criação de Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARIs), entre outras medidas relativas à educação para o trânsito e levantamento, análise e controle de dados estatísticos".
O MP é categórico ao pontuar que "o problema do trânsito em Querência se arrasta há anos. Um inquérito civil foi instaurado em 2013 para “averiguar a postura do município na gestão do trânsito, bem como sua integração ao Sistema Nacional de Trânsito, tendo em vista o grande número de acidentes de trânsito na zona urbana e a parca sinalização de trânsito existente nas ruas e avenidas”, após diversas tentativas de solucionar a questão, recomendações, acordos firmados, compromissos assumidos e não cumpridos pelo poder público".
Conforme o promotor de Justiça Edinaldo dos Santos Coelho, “as fiscalizações constantes e o respeito às normas de trânsito salvam vidas”, não restando “outro caminho que não o ajuizamento desta Ação Civil Pública para a concretização de instrumentos de municipalização do trânsito no município de Querência”.
Com Comunicação MP
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco