Da Redação
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou o recebimento de novo lote da vacina CoronaVac - devendo servir para completar o processo de imunização com a segunda dose.
Segundo o Executivo estadual, a nova remessa ocorre "após solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT)".
Destaca que por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o Ministério da Saúde encaminha 34.000 doses de CoronaVac para completar esquema vacinal em cidadãos de Mato Grosso. A nova remessa chegará às 10h20 de sexta-feira (18), no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, por voo da Azul.
O Governo pontua que "as doses do imunizante serão destinadas à segunda aplicação para conclusão do esquema vacinal dos grupos de trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, em pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas. O detalhamento para cada público poderá ser acessado na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), divulgada após a chegada dos imunizantes. Para a vacina CoronaVac, o prazo de aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias".
Confira mais informações, de acordo com a SES:
Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes, no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.
Simultaneamente à operação logística, as equipes administrativas trabalham na resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB), colegiado que oficializa o quantitativo de doses a ser destinado para os 141 municípios.
Mato Grosso já recebeu 1.501.230 doses de imunizantes contra a Covid-19 e aguarda a chegada da nova remessa.
Solicitação de novas doses
Entre as razões para a solicitação de mais doses da CoronaVac, está a recomendação do Governo Federal quanto ao uso das remessas enviadas anteriormente e a possível falha estratégica dos municípios durante a operacionalização da vacinação, com a utilização de segundas doses como primeiras doses.
No início deste mês, a Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou resolução que solicitava ao Ministério da Saúde 10.244 doses da CoronaVac.
Como forma de equalizar a situação dos esquemas vacinais, a Resolução detalhava a quantidade de segundas doses necessárias para cada grupo prioritário em seis municípios de Mato Grosso. São eles: Apiacás (120 doses), Campo Verde (258), Cuiabá (3.216), Luciara (8), Rondonópolis (6.520) e Tesouro (122).
Com Secom-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva
Governo e UFMT: parceria para estudo sobre cadeia de fertilizantes
MP: réu é condenado a 10 anos e oito meses por atropelamento
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas