Karin Krause Boneti
Há apenas alguns anos, se você quisesse um nariz “novo” (menor, mais reto ou mais liso) você poderia: fazer uma rinoplastia ou... era isso. Você não tinha outras opções. Contudo, com o surgimento dos preenchimentos injetáveis, novas alternativas de aplicação se tornaram opções capazes de transformar todo o seu perfil em menos de 15 minutos. É o caso da rinoplastia não cirúrgica, mais conhecida como rinomodelação.
O tratamento estético recentemente ganhou popularidade entre mulheres e homens por meio de fotos de antes e depois tão inacreditáveis que você poderia pensar que o procedimento no nariz, feito “na pausa do almoço”, é bom demais para ser verdade – uma fábula do Instagram. Não é. Ao utilizar produtos como, por exemplo, ácido hialurônico, frequentemente aplicado em preenchimento de lábios, é possível corrigir curvas, inchaços e protuberâncias, o que faz seu nariz parecer menor.
A demanda por esse tipo de procedimento cresceu muito desde o último ano – principalmente, com o aumento de reuniões e transmissões online, situações em que o rosto ganhou protagonismo na tela. No entanto, muitas pessoas ainda costumam questionar a efemeridade do resultado e questionam o motivo pelo qual alguém deve optar por ele tendo em vista que terá que repetir no futuro. Há ainda dúvidas se o procedimento é indicado para todas as pessoas.
Sim, as injeções duram de três meses a dois anos, dependendo do tipo que você escolher, antes de se dissolver lentamente. No entanto, com menos riscos e menos tempo de inatividade do que um procedimento cirúrgico. Vale ponderar que o candidato ideal para uma rinoplastia não cirúrgica é uma pessoa que tem uma saliência pronunciada na ponte do nariz. Ao preencher a área ao redor da saliência, é possível criar a ilusão de um nariz perfeitamente reto.
Também é indicada para corrigir uma ponta caída (o preenchimento ajudará a levantá-la) e corrigir um nariz levemente torto (o preenchimento ajustará qualquer ângulo agudo). Claro que a rinoplastia tradicional costuma ser recomendada em certos casos – como, por exemplo, quando uma pessoa quer tornar o nariz menor e ele é muito grande, se a protuberância for muito grande ou muito extrema ou, até mesmo, se o nariz foi quebrado.
Independentemente do caso, é importante consultar um profissional capacitado e experiente para avaliar a melhor abordagem. Afinal, o nariz é uma área particularmente delicada do rosto. Em geral, o procedimento completo de rinoplastia não cirúrgica demora de 10 a 15 minutos e apresenta resultados instantâneos e naturais. Utiliza-se uma agulha fina para introduzir o preenchedor, que será injetado nas áreas necessárias quase como um escultor. Por fim, modela-se um pouco.
O procedimento costuma ser relatado pelos pacientes como indolor. Mas, um creme tópico pode ser utilizado para anestesiar a área, sendo a ponta do nariz a área mais sensível. A recuperação é bem tranquila. Inclusive, a pessoa pode voltar imediatamente ao trabalho, apesar do nariz ter possibilidade de ficar um pouco vermelho ou levemente machucado por uma semana. No mais, pequenos cuidados posteriores – como não usar óculos de sol por um tempo: seu nariz agradecerá.
Karin Krause Boneti é médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e diretora clínica da Frémissant.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor