Da Redação
O deputado federal José Medeiros (Podemos) confirmou o campo de debates sobre temas polêmicos como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e ainda o "reajuste da energia elétrica no Estado".
Considerou assim que "a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara Federal aprovou a realização de audiências públicas para debater a troca do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) pelo BRT (Bus Rapid Transit) em Cuiabá e Várzea Grande e o aumento de 7,29% na conta de energia elétrica em Mato Grosso autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no último dia 22 de abril".
Os requerimentos solicitando as audiências foram aprovados na quarta-feira (19) e são de autoria de Medeiros.
De acordo com o deputado, que é membro titular da CDU, "a previsão é que as audiências públicas sejam realizadas nas próximas semanas em função da urgente necessidade de discutir o VLT e a tarifa de energia elétrica".
“Há quase oito anos a população cuiabana e várzea-grandense espera a conclusão da obra do VLT. Estão querendo jogar no lixo mais de R$ 1 bilhão trocando o VLT pelo BRT. Já com relação à energia elétrica, a população de Mato Grosso está sofrendo com a alta tarifa. O valor cobrado é abusivo e prejudica a população, como também os pequenos comerciantes que estão enfrentando uma crise sem precedentes em função da pandemia. Por isso, a Câmara, por meio da comissão, vai convocar todos os envolvidos para discutir esses dois assuntos e buscar soluções que possam diminuir o impacto negativo na vida do cidadão mato-grossense”, disse o parlamentar.
A previsão é que a Comissão de Desenvolvimento Urbano convide para a audiência pública do VLT o governador Mauro Mendes (DEM), os prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande, representantes da Caixa Econômica Federal, do Governo Federal, do Consórcio VLT e do Movimento Pró-VLT.
Pontuou que "já na audiência da energia, serão convocados representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Energisa, Ministério das Minas e Energia e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager/MT)".
Em função da pandemia, a Câmara Federal está analisando se a audiência será presencial ou virtual, informou.
Governo
Em tempo, vale lembrar que o Governo do Estado definiu escolha pelo modal BRT - destacando estudo técnico que aponta a viabilidade do BRT em substituição ao VLT.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Rio Teles Pires: MP quer plano para desativar Usina Hidrelétrica
Futuro
Tortura e maus-tratos de crianças: MP pede prisão da esposa do avô
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
Sobre o voto de Fux para anular julgamento de Bolsonaro e outros réus no STF
CNI: Brasil cai duas posições e fica em 52º no ranking dos países mais inovadores
Viúva negra: Tribunal do Júri condena casal por crime torpe
Tráfico de drogas na mira: PC de MT integra operação nacional
Mercado financeiro projeta inflação de 4,83% em 2025
Fui professor em escola particular, esse tempo conta como magistério no Regime Próprio em que vou me aposentar?