• Cuiabá, 15 de Setembro - 2025 00:00:00

Estado cita orientação do Governo Federal, escassez de vacina e tenta garantir 2ª dose

  • Em Geral
  • 07/05/2021 10:05:07

Da Redação

O Governo do Estado, após série de problemas relacionados à falta de vacina anticovid para a segunda dose, pontua nova tentativa junto ao Governo Federal para tentar resolver a problemática. 

Um dos municípios com problemas assim é Rondonópolis. 

Ocorre que, por orientação do Governo Federal, muitos municípios no país utilizaram a reserva à segunda dose da vacina contra a covid-19 - para novos grupos de pessoas. 

Havia a promessa de reposição, mas o que se deu na sequência foi o atraso nas remessas aos estados - e consequentemente, a falta de estoque para assegurar a segunda dose - o que coloca em risco a eficácia do imunizante.

Cuiabá, por exemplo, não seguiu a "orientação" do Governo Federal, e reservou a segunda dose.

Confira as informações do Estado acerca da ação para garantir novos lotes de vacina:

A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou resolução que solicita ao Ministério da Saúde 19.426 doses da vacina contra Covid-19 CoronaVac. Os municípios realizaram um levantamento do quantitativo de doses necessárias para completar o esquema vacinal com a segunda aplicação do imunizante.

A Resolução n° 37 esclarece que uma das razões que levaram ao déficit de doses da CoronaVac foi a recomendação do Governo Federal quanto ao uso das remessas enviadas

Por orientação do Ministério da Saúde, o quantitativo que seria regularmente destinado à segunda aplicação foi utilizado como primeira – situação que, diante da escassez da CoronaVac, impactou o esquema vacinal dos municípios

Como forma de equalizar a situação, o documento detalha a quantidade de segundas doses necessárias para cada grupo prioritário em 48 municípios de Mato Grosso. 

Conforme a Resolução, precisam de segundas doses pessoas de 60 a 84 anos; pessoas de 90 anos ou mais; profissionais da saúde e trabalhadores das forças armadas, de segurança e salvamento.  

A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: