Da Redação
O programa de imunização contra a covid-19 de Cuiabá deverá abranger nos próximos dias "pessoas que compõe o grupo de vulnerabilidade social". A informação foi pontuada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que finaliza a última etapa do projeto para lançar as ações com participação da primeira-dama, Márcia Pinheiro - responsável pelo apoio direto na área social da Capital.
O prefeito afirmou que "o programa ainda está em fase de reunião e será lançado até a próxima semana, conforme a chegada de mais remessas de vacina para a Capital, e atenderá o grupo de moradores de rua, garis, carroceiros, varredores, motoristas de transportes coletivos e catadores de recicláveis".
“Quero dar prioridade, dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, a essas pessoas, porque estão expostas demais. São pessoas humildes, trabalhadoras, e segundo pesquisa nacional, são o maior número de internados em enfermarias e leitos de UTIs [Unidade de Terapia Intensiva], e isso me angustiou bastante. Eu já vou preparar imediatamente isso, teremos uma reunião amanhã, mas trabalhamos com 1,3 mil a 1.5 mil pessoas que compõe este grupo”, disse o prefeito.
Segundo o prefeito, "a ação visa atender aqueles se encontram em situação de vulnerabilidade". “Segundo pesquisa nacional, publicada pela UOL, essas pessoas ocupam a maior parte dos leitos de enfermarias e UTI. Desta forma, vamos fazer de Cuiabá uma sociedade mais justa, mais solidária, mais respeitosa, mais fraterna, mais humana e mais igualitária. Ao fazer isso também vamos continuar avançando. E quando a primeira-dama sai à frente articulando desse projeto, demonstra que aqui nessa gestão trabalhamos com o coração, com emoção, respeitando acima de tudo as pessoas, sem discriminá-las, sem julgá-las. E para isso precisamos criar oportunidades”.
Pinheiro também ressaltou "o trabalho de descentralização na vacinação em Cuiabá, que tem melhorado a campanha contra a Covid-19 e vacinando moradores por regiões e grupos, com mais qualidade e rapidez. Atualmente a Capital conta com quatro polos de imunização: no Centro de Eventos do Pantanal, no Sesi Papa, UFMT e Sesc Balneário".
A gestão lembra que "na tarde de hoje (23), um novo polo anexo ao estacionamento do teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, começa a funcionar ainda na data de hoje. Desde o dia 20 de janeiro, a campanha Vacina Cuiabá – Sua vida em primeiro lugar, já imunizou cerca de cem mil pessoas".
“Nossa estrutura está boa, rápida, está eficiente e humanizada, com toda segurança, porque essa é a prioridade e esse é nosso foco. Ganhamos várias parcerias depois da descentralização, que mostra a credibilidade da nossa gestão, a preocupação social dos nossos setores representativos. Inúmeras instituições estão nos apoiando e outras tantas querem nos apoiar. Temos mais planejamentos para ampliar, na medida que chegue mais vacinas. E o resultado disso é que até às 10h desta sexta, só tínhamos mais 300 doses que irão acabar hoje. Porém já fomos informados que chegaram mais vacinas, mas ainda não sei quantas virão para Cuiabá, o que dificulta nosso planejamento, aí ficamos nessa expectativa, se vamos ou não, abrir mais pontos de vacinação”, reforçou.
Com Secom/Cuiabá


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade