• Cuiabá, 17 de Setembro - 2025 00:00:00

Deputado pede instalação urgente de mini usina de oxigênio em MT 


Da Redação

Os pedidos reiterados de "socorro" de prefeitos para a bancada federal resultaram, entre série de ações, o apelo feito pelo deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) para que solicitou "com urgência a instalação de uma pequena usina de oxigênio em Mato Grosso para evitar mortes de pacientes de covid-19 devido a falta do insumo".

Segundo a Comunicação do deputado, "o pedido foi feito em ofício encaminhado ao novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na quinta-feira (25), e tem como fundamentação a solução usada pelo Governo Federal para solucionar o problema de falta de cilindros de O² no Amazonas no ano passado".

“Não aceito que pessoas morram por falta de oxigênio nos hospitais de Mato Grosso sendo que o alerta foi emitido, o aviso foi dado. Essa situação precisa ser resolvida com urgência e é preciso um plano para evitar que esse desespero se repita. Por isso solicito a instalação dessa mini usina de oxigênio”, afirmou Dr. Leonardo.

Ressalta que "em Mato Grosso, duas empresas fornecedoras de cilindros de oxigênio informaram há uma semana que não terão capacidade para suprir a demanda e que 50 municípios têm risco de ficar desabastecidos. Os hospitais mais afetados são os da região Norte e Noroeste de Mato Grosso. Empresas privadas realizaram doações de cilindros de oxigênio que estavam ociosos em sua estrutura para amenizar a falta do insumo, mas se algo não for feito o problema pode perdurar". 

Frisou ainda que "o problema surgiu devido a mudança na política nacional de distribuição, controlada pelo Ministério da Saúde, ao mesmo tempo que quintuplicou a demanda por cilindros de oxigênio no estado devido ao aumento de casos de covid-19. Antes, os caminhões eram abastecidos com cilindros no estado de São Paulo, mas por determinação do ministério o carregamento passou para o Rio de Janeiro a origem a distribuição para Mato Grosso, alterando a logística e aumentando o tempo de transporte dos insumos até os hospitais".

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: