Da Redação
O Governo divulgou há pouco informações que visam sanar dúvidas sobre o modelo de aplicação da cobrança do ICMS sobre o etanol no Estado - asseverando que no cálculo final, o resultado é de 12,5% - como havia divulgado anteriormente.
A nota se dá no campo de debates em que o Sindipetróleo esclareceu o formato da composição - e o porque de outro percentual ser gerado em notas fiscais - e a ação que pede correção sobre a referência em NF.
Confira as informações:
A alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrada em Mato Grosso sobre o etanol é de 12,5%. No entanto, em notas fiscais de postos de combustíveis, os consumidores tem encontrado o valor sobre 25%.
O equívoco já foi identificado pelo Sindipetróleo, que solicitou a correção ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). O banco de dados do IBPT aponta ser de 25% a alíquota em Mato Grosso. Entretanto, o Governo do Estado concede 50% de desconto neste imposto, sendo a alíquota correta 12,5%.
Em nota, o sindicato esclarece trabalhar para que a informação correta seja repassada ao consumidor.
A alíquota mato-grossense de ICMS sobre o etanol é a menor do país.
Confira a nota do Sindipetróleo:
O SINDIPETRÓLEO-MT vem esclarecer que os sistemas de T.I. utilizados pelos postos revendedores buscam a informação sobre tributos no Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), para serem impressos nas notas e cupons fiscais de forma aproximada e sem valor fiscal.
A alíquota de ICMS do etanol em Mato Grosso é de 25%, e esta alíquota que está sendo informada pelo IBPT. Porém, o Estado de Mato Grosso concede 50% de desconto neste imposto, sendo a alíquota correta 12,5%. O Sindicato trabalha junto ao IBPT para que a correção seja realizada, a fim de passar a informação correta ao consumidor.
Cuiabá, 19 de março de 2021
Sindipetróleo-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada