Da Redação
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (17) a segunda fase da Operação Margens Plácidas, com o objetivo de desarticular uma célula criminosa especializada no tráfico de drogas a partir da fronteira do Mato Grosso com a Bolívia.
Segundo a PF, "foram cumpridos 05 mandados de busca em Cuiabá, Tangará da Serra, SINOP e São Paulo/SP, com o emprego de cerca de 22 policiais federais. O principal investigado foi preso, no entanto, por policiais federais na cidade do Rio de Janeiro/RJ".
Por meio da Comunicação, a PF assinala que "as investigações tiveram início a partir de informações de que um indivíduo estaria utilizando documento de identidade falso para gerir empresa cuja conta bancária servia para movimentar valores em proveito do tráfico. O documento utilizado seria de um “laranja” e a empresa serviria para ocultar a identidade dos verdadeiros perpetradores do crime".
Ressalta que "outros suspeitos atuariam na manutenção da estrutura usada para dissimular a origem dos valores auferidos com a prática do delito, figurando como sócios ou proprietários de empresas de fachada e usufruindo dos valores obtidos de forma ilegal".
Pontua ainda que "por meio de análise financeira, foi possível constatar que o líder do grupo teria sido o articulador do transporte de 330 quilos de cocaína apreendidos pelo Grupo Especial de Fronteira – Gefron em 19/10/2020 na cidade de Barra do Bugres/MT. Naquela ocasião, apenas o motorista foi preso e conduzido para a Superintendência Regional de Polícia Federal em Mato Grosso para lavratura do flagrante".
A PF acentua que "os responsáveis pelas condutas delitivas investigadas, serão indiciados pela prática dos crimes previstos no art. 33 da Lei nº 11.343/2006 , art. 1º da Lei nº 9.613/98 e arts. 288 e 304 do Código Penal".
Por fim, considera que "as investigações seguem diretriz de trabalho pautada pela identificação de lideranças e descapitalização do grupo criminoso. O nome da operação faz alusão à faixa de fronteira do estado de Mato Grosso e aos esforços voltados à manutenção da ordem e da paz na região".
Com informações PF
Ainda não há comentários.
Veja mais:
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE