• Cuiabá, 23 de Novembro - 2025 00:00:00

Políticos e autoridades de Mato Grosso lamentam morte de Fávero


Da Redação

Assembleia Legislativa, Governo do Estado, prefeitura de Cuiabá, políticos e autoridades lamentaram a morte do deputado estadual Silvio Fávero (PSL), neste sábado, vítima da covid-19.

Confira:  

Nota de Pesar AL

É com extremo pesar que o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi, em nome da Mesa Diretora, informa o falecimento do deputado Sílvio Fávero (PSL), vítima da Covid-19, na tarde deste sábado (13 de março) e externa seu pesar e condolências à família e amigos do parlamentar. 

Por conta dos protocolos sanitários, não haverá velório. Silvio Fávero deixa um legado de serviços prestados à Mato Grosso.

“Silvio foi um grande parlamentar, um dos mais atuantes da Casa de Leis. Dedicado, militante e um líder que sempre colocou o espírito público antes de tudo. Que Deus o receba em sua Glória e que traga todo conforto aos corações da família, amigos e colegas. Com certeza, o Parlamento mato-grossense perde muito com essa tragédia”, afirmou Max Russi. 

ALMT decreta luto oficial de três dias e se solidariza às mais de seis mil famílias mato-grossenses que, nos últimos meses, têm perdido seus entes queridos para a Covid-19.

Primeiro-secretário da AL

O deputado Silvio Fávero faleceu neste sábado (13), em Cuiabá, onde estava internado por complicações em decorrência da Covid-19, doença que avança assustadoramente em Mato Grosso em todo Brasil, fazendo milhares de vítimas.

Muito abalado, Botelho lamentou a perda desse grande amigo, que deixa um grande legado para a população de Mato Grosso, pois não mediu esforços para lutar bravamente por melhorias em todos os setores essenciais, assim como fez lutando pela vida.

“Infelizmente pessoal, perdemos nosso grande amigo, artilheiro Silvio Fávero. Um exemplo de homem público, pai, esposo e amigo. Que Deus na sua infinita bondade o receba para o descanso Eterno!, lamentou Botelho.

Consternado, Botelho citou uma passagem da Bíblia Sagrada: Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente (João 11:25-26).

Silvio Antonio Fávero era natural de Umuarama-PR, nasceu em 31 de agosto de 1966. Casado, pai de três filhos, filho do saudoso Seo Sebastião e de Dona Angélica, advogado, empresário, produtor rural, ex-vice-prefeito de Lucas do Rio Verde e, atualmente, estava exercendo o primeiro mandato como deputado estadual.

Deputado Lúdio Cabral

É com muito pesar que recebemos a notícia da morte do deputado estadual Silvio Fávero, neste sábado (13). O bom humor e a espontaneidade eram sua marca registrada. E mesmo com as diferenças ideológicas, muitas pautas nos uniram.
Nossa solidariedade à família e aos amigos. Que Deus conforte seus corações e de todas as famílias de vítimas da covid-19.

Governo do Estado

O Governo de Mato Grosso lamentou a morte do deputado estadual Silvio Favero neste sábado (13.03), aos 54 anos, por complicações da Covid-19. O governador Mauro Mendes irá decretar luto oficial de três dias, que será publicado no Diário Oficial do Estado. 

Favero estava internado em uma UTI de um hospital particular em Cuiabá. 

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes externaram condolências e desejaram que a família e amigos possam superar a perda com a força de Deus. 

"Favero deixou sua marca na história de Mato Grosso, lutando por aquilo que acreditava ser o certo. Um companheiro do Estado na busca das melhores condições para os mato-grossenses. Eu e minha esposa desejamos força neste momento de luto à toda família e que Deus possa abençoa-lo e recebe-lo de braços abertos", afirmaram. 

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, lembrou que o deputado era bastante atuante e sempre buscava o apoio do Executivo para seus projetos. "Uma perda, com certeza, para todo Mato Grosso. Favero foi um companheiro e também sempre apoiou os projetos do governo em busca do melhor para a população. Estou em oração pela família e amigos". 

Mauro Carvalho destacou as ações e bandeiras do deputado como a expansão das escolas militares, melhoria das condições de trabalho dos policiais e de prestação dos serviços públicos com mais eficiência. 

"Foi dele, por exemplo, a iniciativa para o parcelamento dos débitos em até 12 vezes no cartão de crédito, das dívidas dos contribuintes no Detran", lembrou o secretário, acrescentando que Mato Grosso perde um grande político que trabalhava pelo bem da população. "É um momento de dor", ressaltou. 

O parlamentar estava em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa e já tinha sido vice-prefeito em Lucas do Rio Verde. Favero deixa esposa e três filhos.

Prefeitura de Cuiabá

É com grande pesar que o prefeito de Cuiabá recebe a notícia do falecimento do deputado estadual Silvio Fávero (PSL). O parlamentar estava internado em hospital particular na capital para tratamento da COVID-19 e sofreu uma infecção generalizada neste sábado (13).

“Com muita tristeza acompanhei nos últimos dias as notícias do estado de saúde do nosso deputado estadual Silvio Fávero e hoje, com profundo pesar ele nos deixa. Infelizmente, a COVID-19 fez mais uma vítima e neste momento de dor deixo o meu abraço forte aos familiares e amigos de Silvio. A população de Mato Grosso perde um parlamentar dedicado”, disse o prefeito de Cuiabá.

O deputado estava intubado desde o dia 06 de março em decorrência da COVID-19. Em último quadro de saúde, publicado no dia 12 de março em sua rede social pela assessoria de imprensa, Fávero apresentava melhora no quadro inflamatório, mas seguia internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital, respondendo bem aos tratamentos. 

Silvio Fávero era natural de Umuarama, Paraná, tendo chegado a Mato Grosso nos anos 1990. Nos últimos 30 anos, o advogado, empresário e produtor rural teve atuação significativa no desenvolvimento da cidade de Lucas do Rio Verde, da qual foi vice-prefeito e também considerado o defensor público com mais ações gratuitas na região.

Com participação ativa no Rotary da cidade do interior de Mato Grosso, Fávero também foi um dos fundadores do Lions de Visão, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Lar do Idoso. Ajudou na implantação da Comarca do Fórum de Lucas, na instalação da OAB, ocupando inclusive o cargo de vice-presidente da comissão de meio ambiente.

Silvio Fávero foi eleito deputado estadual por Mato Grosso com 12.059 votos. O político deixa esposa e três filhos.

Ampa

A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), em nome de seus associados, manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado estadual Sílvio Fávero (PSL), vítima da Covid-19, na tarde desse sábado (13).

Externamos nossas condolências aos seus colegas de parlamento e, especialmente, a toda família e amigos de Sílvio Fávaro, além de todo cidadão mato-grossense que neste momento está passando pelo mesmo sofrimento devido a pandemia.

PAULO SERGIO AGUIAR
Presidente AMPA

 

Sindalcool/MT

Em nome de todos os associados do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool/MT), vimos a público manifestar condolências e extremo pesar pelo falecimento do deputado estadual Sílvio Fávaro (PSL).

Nos solidarizamos a toda família, amigos, pares e servidores da Assembleia Legislativa, além de todos mato-grossenses que também estão perdendo, a cada dia, pessoas queridas para a Covid-19.

SILVIO CEZAR PEREIRA RANGEL
Presidente Sindalcool/MT

 

Atualizada neste domingo (14) - às 09h03 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: