Professora Rosa Neide
Excelentíssimos Senhores Senadores do Estado de Mato Grosso.
Temos no Senado Federal tramitando as Propostas de Emenda à Constituição n° 186, de 2019 - (PEC Emergencial), n° 187, de 2019 (PEC da Revisão dos Fundos) e n°188, de 2019 (PEC do Pacto Federativo) todas com efeitos muito nocivos sobre os serviços públicos e a garantia de políticas sociais fundamentais, como saúde e educação.
A PEC n° 186, de 2019 (Emergencial) tem previsão de discussão e possível votação nessa próxima quinta-feira (25/02), sem nenhum debate com a sociedade e quando não há solução para a #VacinaParaTodosJá e um auxílio emergencial que coloque minimamente comida na mesa do Povo.
O que o Governo (com o texto da PEC 186 em construção no Senado) promove é praticamente uma chantagem: para ter comida na mesa, vamos apostar na destruição da educação e da saúde pública, que perderão milhões e milhões de reais, políticas já deficitárias e carentes de mais investimentos.
O que é dever humanitário e legal do Estado e seus agentes, que seria garantir auxílio às famílias no contexto da pandemia, transforma-se em álibi para destruir o financiamento da educação e da saúde. Não olham, como alternativa para financiar direitos, o andar de cima de nossa sociedade: miram políticas fundamentais para o povo, saúde e educação, em particular.
Mais de R$ 70 bilhões de reais da educação ficam sob ameaça com o texto em discussão. Colapso e desproteção.
Estamos todos unidos pela renovação do auxílio emergencial, mas a educação e a saúde não podem ser penalizadas com a desobrigação constitucional de manutenção de seus investimentos mínimos (25% em educação e 15% em saúde).
Em particular a educação, que teve uma vitória histórica nas duas Casas do Congresso, em 2020, com a aprovação do novo Fundeb. Caso a PEC 186 seja aprovada com a desvinculação, na verdade haverá a aniquilação dos recursos do Fundo.
Não votem pela revogação dos pisos de educação e saúde, sob quaisquer alcunhas, seja desvinculação, unificação ou flexibilização.
Precisamos de auxílio emergencial, de vacina para todos e todas e, também, de escola e saúde para nosso povo, direitos básicos.
Professora Rosa Neide é Deputada Federal (PT-MT).

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor