Rafaela Maximiano - Da Redação
O Deputado Federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT) protocolou um projeto de lei, pedindo a suspensão do pagamento das parcelas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES, por seis meses ou pelo tempo que o Auxílio Emergencial durar.
O objetivo é dar um tempo a mais, para que os estudantes quitem as dívidas e consigam continuar o ensino superior. Segundo o deputado federal, a medida também deve evitar desistência de universitários diante da dificuldade financeira vivida no país.
“Conciliar estudos e trabalho já não é uma tarefa fácil. Com a pandemia e a crise econômica que se instalou durante a quarentena, manter o sonho da graduação ficou ainda mais distante para muitos brasileiros que se dividem entre trabalhar e estudar. O desemprego e a queda no orçamento familiar atingiram pelo menos 1 milhão de contratos do FIES só em 2020, que encerraram o ano endividados no programa”, detalha Emanuelzinho.
O deputado também justifica a proposta apresentada afirmando que existem estudantes que são provedores da família e com o orçamento apertado, muitos foram obrigados a priorizar as contas da casa no orçamento.
“Acredito que dando mais tempo para que eles se organizem, é possível evitar a desistência do curso e que não interrompam o sonho de ter uma profissão. Levantamos que mais de 900 mil brasileiros do ensino superior privado desistiram dos cursos durante a pandemia”, pondera o deputado.
A proposta agora segue para análise dos deputados, em Brasília.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade