Lucas Rodrigues - Secom/MT
O governador Mauro Mendes se reuniu com o embaixador do Irã em Brasília, Hossein Gharibi, para fortalecer as relações comerciais de Mato Grosso com aquele país.
A reunião ocorreu na noite da última quarta-feira (27.01), na capital federal. Também estiveram presentes: o senador Carlos Fávaro, o deputado federal Neri Geller e os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda).
De acordo com o governador, a reunião foi “muito positiva” e ajudou a ampliar as relações comerciais já existentes com o país. Em setembro do ano passado, o embaixador Hossein já havia conversado com o governador, em Cuiabá, ocasião em que foram discutidas as possibilidades iniciais de ampliar o comércio entre as partes.
“Hoje o Irã já é um grande comprador das nossas commodities e tem grande potencial para ampliar essas compras. Do outro lado, temos muito interesse também em estabelecer relações comerciais comprando ureia, fertilizantes e outros produtos que eles produzem e tem preços bastante competitivos”, afirmou Mauro Mendes.
O senador Carlos Fávaro destacou a importância de estreitar as conversas com o Irã, uma vez que somente no primeiro semestre de 2019, o país respondeu por 5,2% das exportações feitas por Mato Grosso.
“Além de consumir os produtos mato-grossenses, o país também é um grande exportador de ureia, produto do qual somos um dos principais consumidores no Brasil. Então esse encontro na Embaixada do Irã é de extrema relevância para fortalecermos e avançarmos nos acordos bilaterais que permitam o desenvolvimento do nosso estado”, pontuou.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
AL aprova Orçamento 2026 do Estado de quase R$ 40 bilhões
Um dos melhores laboratórios públicos do Brasil, diz Mendes
Licenciamento de software: TJ nega recurso e mantém decisão
Operação no interior: PC derruba ponto de tráfico e prende suspeitos
PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado
Energisa na mira: Wellington e deputados debatem concessão
Setembro Amarelo Não Funciona
Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário
Medicamentos GLP-1 e Tirzepatida: mais do que remédio, uma nova forma de cuidar da saúde
TJ manda companhia aérea pagar indenização de R$ 10 mil a passageiro