• Cuiabá, 17 de Setembro - 2025 00:00:00

Temos projetos de envergadura maior do que o BRT, avisa Mendes


Da Redação

Governador Mauro Mendes (DEM) - na defesa veemente do BRT - ônibus de trânsito rápido, fez questão de reiterar que os planos sobre o modal ficam à cargo da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Mas fez questão de acentuar que o Executivo de Mato Grosso tem outros projetos macro e de "envergadura maior". 

Na análise, em coletiva à imprensa na terça-feira (26), o chefe do Executivo estadual considerou que - mesmo nesses termos de responsabilidade da Sinfra, "nós temos projetos de envergadura muito maior do que o BRT".

Voltou a frisar que "o BRT não é o maior projeto do Governo. Nós temos rodovias aí que vão demandar investimentos três, quatro, cinco vezes maiores como rodovias, pontes, e vários programas que estão já em execução e que vão demandar não só investimentos volumosos mas atenção, dedicação, controle e nesse momento eu estou analisando e redesenhando uma forma de controlar todas as ações do Governo para que tenhamos efetividade na execução do programa (Mais MT) já que os recursos graças a Deus nós já temos boa parte deles".

O modal gera enfrentamento entre o Governo e a prefeitura de Cuiabá, no comando do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) - na luta pela retomada do VLT. À frente do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, o gestor da Capital assinala busca de debate sobre o tema - além da batalha na esfera judicial.

Concessão de rodovias

Mendes comentou ainda, em relação às críticas do senador Carlos Fávaro (PSD) sobre os resultados da concessão da BR-163. Fávaro disse recentemente, entre vários pontos, que "irá convocar todas as autoridades envolvidas no processo de concessão a prestarem esclarecimentos a respeito do assunto". 

"Primeiro acho que o senador Carlos Fávaro tem 100% de razão. Ela (Rota Do Oeste) assinou um contrato de concessão com o governo federal, está cobrando o pedágio como se o serviço tivesse sido executado. Gente, isso é um absurdo. Ela tinha um plano de metas a cumprir para poder cobrar o pedágio, e pelo que eu sei e todos nós sabemos, não foi feito a duplicação - como previa o contrato, no trecho Cuiabá/Sinop do qual ela (concessionária) tinha essa responsabilidade. Então por que está cobrando pedágio. Cadê os órgãos de controle, isso é federal. Sou governador e tenho direito a minha opinião e concordo com o senador Fávaro", cravou.




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