Da Redação
Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), na corrida à reeleição, tem acentuado ações na área da saúde como o "programa SOS AVC". A campanha do gestor tem apostado na divulgação, entre outros eixos, de metas contidas no Plano de Governo - pontuando promessa de avançar no desenvolvimento da Capital - especialmente nesse setor.
Confira informações - conforme assessoria de campanha:
Uma das prioridades da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e candidato à reeleição é melhorar a qualidade da saúde pública da capital. O programa eleitoral na sexta-feira (30), mostrou o programa SOS AVC, que implantado há cerca de um ano pela Prefeitura de Cuiabá no Hospital Municipal São Benedito e se tornou referência nacional.
Para atender os pacientes, a prefeitura investiu em um equipamento de ponta, que é é usado nos Estados Unidos e dificilmente de ser encontrado até mesmo na rede privada.
"Os pacientes são mais bem atendidos na rede pública do que nos hospitais privados com esse equipamento. A prefeitura disponibilizou oque tem de melhor" disse o médico neurocirurgião e coordenador do programa SOS AVC, Wilson Novais.
Jucinei Ferreira Coelho, 43 anos, conta como foi atendido pelo programa. "Estava sentindo tontura e começou a amortecer meu braço e perna, fui atendido no SOS AVC. Esse atendimento foi importante para alvar a minha vida. Apesar da gravidade fiquei sem sequelas", relatou ele.
O prefeito destaca que a prioridade da gestão é cuidar das pessoas. "Quando você vê uma iniciativa como esta que salva vidas, pode se perguntar, porque não foi feito isso antes? Pode se perguntar, porque não fizeram isso antes? Agora fica claro qual a prioridade da nossa gestão. É cuidar das pessoas que precisam dos serviços públicos", disse o prefeito.
Emanuel destacou também os programas: Hora Estendida na Saúde - com atendimento de 7h às 21h., programa Amor - assistência médica e odontológica para quem vive na zona rural, a ampliação do núcleo de saúde bucal que passou de 9 para 43 equipes. Ele ainda destacou a reforma de unidades básicas de saúde e entregas de novas unidades. Ainda, a UPA Verdão e em breve a UPA Leblon.
O prefeito pretende expandir o Hora Estendida para todas as unidades de saúde dos bairros e ampliação dos demais programas citados.
O programa SOS AVC
O programa implantado pela Secretaria Municipal de Saúde já ajudou a salvar mais de mil vidas por meio de diferentes procedimentos como diagnóstico, trombólise venosa, trombectomia mecânica e tratamento. Além desses, os pacientes atendidos pelo SOS AVC recebem o suporte ambulatorial, com acompanhamento por três meses, caso necessário.
Os pacientes são encaminhados para o atendimento do programa via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas.
Pioneiro em todo Estado , o SOS AVC é hoje uma referência nacional e já teve destaque internacional no Congresso GSA 2020 – Global Stroke Alliance, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ).
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira
Excesso Digital: Como Evitar que isso Sabote Sua produtividade
AL aprova Orçamento 2026 do Estado de quase R$ 40 bilhões