• Cuiabá, 05 de Setembro - 2025 00:00:00

Candidatos prometem avançar no desenvolvimento do 2º maior município de MT


Foto: Reprodução/Felipe Carvalho  - Foto: Foto: Reprodução/Felipe Carvalho Reprodução por: Felipe Carvalho
Rafaela Maximiano - Da Redação

A pandemia do coronavírus não só adiou o pleito eleitoral de 2020, como criou novas e inéditas barreiras ao livre exercício do mais básico direito democrático: o de votar e ser votado.

Empenhado em auxiliar os eleitores a superar os entraves impostos pela doença, que continua a infectar e a matar milhares e limita o contato direto com aqueles que lhe pedem o voto, o site FocoCidade está promovendo entrevistas especiais para que o cidadão possa conhecer um pouco mais das propostas dos candidatos – um guia importante em um cenário fragmentado como há muito não se via.  

Enquanto muitos cabos eleitorais se digladiam tentando angariar votos para seus apadrinhados políticos da forma tradicional com reuniões presenciais e abordagem pessoal, assolados pelos efeitos da Covid-19, boa parte da sociedade ainda não decidiu ou sequer pensou sobre a escolha a ser feita em pouco mais de 20 dias.   

Pensando nisso, já abordamos cientistas políticos e os candidatos a prefeito de Cuiabá. Agora é a vez da Entrevista da Semana conversar com os candidatos a prefeito da segunda maior cidade de Mato Grosso: Várzea Grande (IBGE/2019). Vale ressaltar que Milton Dantas (PSOL), não retornou os questionamentos

A entrevista se concentrou nas soluções para os problemas que mais angustiam os eleitores: saúde, educação, infraestrutura, saneamento e social. Aos candidatos foi questionado: quais propostas no seu plano de governo vêm para inovar e merecem o voto da população várzea-grandense no próximo dia 15 de novembro - nas referidas áreas abordadas nesta entrevista. 

Confira as respostas na íntegra: 

Kalil Baracat (MDB) – Eu cresci ouvindo meu pai e minha avó dizendo que “é preciso ter amor ao povo e à sua terra para fazer um bom trabalho”. E hoje eu entendo o significado do trabalho e dedicação deles à Várzea Grande e seus cidadãos. Participei ativamente da gestão da atual prefeita Lucimar Campos (DEM), e, ajudei na resolução de diversos problemas em todas as áreas e, por conhecer e amar Várzea Grande e seu povo me sinto confortável em afirmar que temos as melhores propostas. Propostas viáveis e eficientes para a solução de problemas como a falta d`água em Várzea Grande, que avançou muito nos últimos anos, mas é preciso avançar ainda mais.  

Vamos construir uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Cristo Rei, o mais populoso da cidade, ela abastecerá 72 bairros e mais 100 mil pessoas. Com a ETA Bonsucesso entregue em 2019, teremos água de qualidade. Hoje são 270 mil habitantes atendidos com ligações de água em Várzea Grande, pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE), representando quase 100% da população, por meio de uma rede de abastecimento de 85 mil ligações de água. O sistema atual funciona 80% com água captada pelo rio Cuiabá e 20%, via poços artesianos profundos. Também é nosso compromisso para o sistema de distribuição e abastecimento de água e de tratamento de esgoto: modernizar equipamentos da captação e distribuição de água e buscar eficiência nas perdas físicas, adotar o Programa de Hidrometização e Padronização para atingir 100% das ligações.  

Para dar continuidade ao trabalho da atual gestão na área de Saúde, tenho como proposta aumentar o horário de atendimento das policlínicas e do Postão das 6h às 22 horas, assim como ampliar os horários do Centro Odontológico e dos atendimentos de especialidades médicas. Em relação às obras, quero construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atender a região do Grande Jardim Glória, além de construir um hospital maternidade, ampliar a estrutura do Pronto-Socorro para dobrar a quantidade de leitos e reformar o Centro de Zoonoses. Vamos reduzir a taxa de mortalidade de prematuros, com a ampliação do pré-natal e do acompanhamento das gestantes, e também diminuir a mortalidade infantil, ampliar a Rede Cegonha, fortalecer o atendimento aos dependentes químicos, e implantar um programa de orientação à população sobre a necessidade de medidas de vigilância sanitária e fortalecer a vacinação.  

Para a Educação vamos implantar mais 22 Escolas em Tempo Ampliado (ETA), 10 Centros de Educação Infantis e cinco colégios de Ensino Fundamental durante os quatro anos de governo. Neste modelo de educação já implantado em 22 unidades de ensino, as crianças ficam na escola em tempo integral, e no contraturno têm aulas de informática, arte, teatro, musicam, dança, esporte e outras atividades que completam o ensino. Também queremos ampliar o acesso ao ensino de qualidade, buscando parcerias com o governo federal para construir mais 10 centros de educação infantil. Já na educação de jovens, adultos e idosos, e também deficientes físicos ampliar o acesso daqueles que estão em processo de alfabetização, estimulando-os à continuidade dos estudos.  

Temos como proposta reestruturar a chamada Rota do Peixe, ampliar o atendimento da Casa de Artes, criar feiras culturais, ampliar as academias de ginástica ao ar livre em praças públicas, criar novos espaços de lazer e esporte e apoiar o atletismo e equipes esportivas.  

Na área social vamos ampliar o atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social e dos Centro de Referência Especializada em Assistência Social, os Creas. Pontos importantes, pois, trabalham com pessoas em vulnerabilidade social, fortalecimento de vínculos e direitos violado. Ou seja, socialmente a quem mais precisa, além de fortalecer e ampliar programas já existentes que trabalham com crianças, jovens, deficientes, idosos e mulheres vítimas de violência. Podemos citar os programas: Juventude Ativa, Caderno II, Pão e Leite, Amigas Empreendedoras, Laços Maternos e a Creche do Idoso. 

E, para ir além de toda a estrutura já existente criaremos mais dois Centro de Referência em Assistência Social, um albergue para atendimento de pessoa em situação transitória, um novo Centro Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro POP e desenvolver ações de capacitação profissional aos trabalhadores da área de reciclagem, em especial os que atuam no aterro sanitário. 

Na área ambiental é essencial implantar a coleta seletiva de resíduos sólidos, incentivar a reciclagem de lixo, implantar ecopontos, priorizar a agricultura familiar e criar um Mercado Municipal para o pequeno produtor.  

Já na área de infraestrutura, vamos construir um novo Terminal Rodoviário, abrir novas vias públicas, diminuindo distâncias e interligando bairros, continuar com o programa de pavimentação urbana da cidade, bem como da recuperação de vias, implantar estacionamentos rotativos em áreas críticas da cidade, realizar um novo processo licitatório para o transporte coletivo municipal, implantar um novo conceito de iluminação pública, ampliar programas de unidades habitacionais a pessoas de baixa renda, melhorar a defesa social com controle tecnológico, ampliar a Patrulha Maria da Penha, a Ronda Escolar e fortalecer a Guarda Municipal.   

Nosso plano de governo é bem completo e com propostas reais a serem executadas como o fortalecimento do Distrito Industrial, do comercio local, do empreendedorismo e qualificação profissional e valorização do servidor público municipal.  

 

Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho - PTB) – Quero de uma vez por todas trazer água de qualidade para a população várzea-grandense, que chegue na torneira e com isso não dependam mais de caminhões-pipa ou caixa d’água. Além disso também pretendo construir uma nova ETA (Estação de Tratamento de Água) na região do Chapéu do Sol e transformar o DAE (Departamento de Água e Esgoto) em exclusivamente técnico, com engenheiros de qualidade e capacitados para exclusivamente atender a demanda da população, evitando que fiquem sem água em suas casas. 

Meu plano de governo também traz projetos de modernização para Várzea Grande, como a iluminação de LED na Avenida Mario Andreazza e Estrada da Guarita, para que a população não tenha mais que andar no escuro, bem como implantar sistemas digitais para o atendimento no sistema municipal de Saúde, fazendo com que os agendamentos de consultas possam ser feitos até mesmo pelo celular. E ainda pensando no bem-estar das pessoas, planejo construir na cidade o Centro de Convivência para o Idoso e o Centro de Reabilitação para portadores de necessidades especiais. 

Quero criar também o sistema digital de inscrição para vagas em CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), evitando que pais e mãe tenham que acampar na frente de escolas para conseguir uma vaga. Além disso, também pretendo criar cursinhos preparatórios para o Enem; construir novas creches e CMEIs, entregar kits escolares, com materiais de apoio e uniforme completo para os alunos da rede pública municipal e implantar o “Conecta VG”, um programa de inclusão digital para os estudantes de famílias de baixa renda. 

Outro projeto que tenho como prioridade em meu governo, é a implantação de uma nova UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) para atender as regiões da Grande Glória e São Matheus. Quero também manter um diálogo bem próximo com os servidores públicos, fazendo com que eles se sintam valorizados e motivados a fazer o seu trabalho. 

Vamos também fazer a atualização dos cadastros de imóveis por meio de georreferenciamento, a regularização de assentamentos e titulação, garantindo o direito social à moradia social e concluir todas as obras que estão inacabadas, bem como renovar e a modernização da frota de ônibus de Várzea Grande, que estão sucateadas e restaurar o fortalecimento do Distrito Industrial com a construção de um novo polo do IFMT, trazendo incentivos, geração de empregos e renda para a população de Várzea Grande.  

Pensando no bem dos animais também pretendo criar centro de castração, o “Samu cão” e o Pronto-Socorro veterinário. 

 

Flávio Vargas (Flávio Frical - PSB) - Saúdo a todos os leitores do site Foco Cidade. Antes de mais nada, informo que nosso Plano de Governo não é fechado. Ele é construído dia a dia com a ajuda de pessoas da sociedade, professores, médicos, advogados, empresários, trabalhadores de forma geral e principalmente populares. Pensamos em ouvir para construirmos o melhor Plano de Governo. Quem quiser participar basta acessar: ww.flaviofrical.com.br.  

Passo a destacar as principais ações e entre elas uma revolução no transporte público.  

Vou implantar algumas linhas de ônibus com tarifa zero em Várzea Grande. A proposta foi apresentada durante o debate realizado recentemente. A ideia é inicialmente implantar algumas linhas com ônibus gratuitos para facilitar o transporte das pessoas de alguns bairros populosos até os centros comerciais do Cristo Rei, Couto de Magalhães e São Mateus. Isso vai melhorar para o comércio local e aumentar a arrecadação da prefeitura. A cada ano vamos aumentar o valor subsidiado e ampliar a frota. O objetivo final é chegar na tarifa zero no médio prazo. Não é justo a tarifa em Várzea Grande ser a mesma de Cuiabá e também do intermunicipal se a massa salarial do município é menor que a de Cuiabá.   

Além disso os ônibus daqui são de qualidade inferior. Vou combater essa máfia que domina o transporte coletivo de Várzea Grande há 20 anos e só pensa em altos lucros sem prestar serviço decente ao nosso povo. Já existe sistema gratuito em vários outros municípios do país. Basta querer, basta pensar mais no povo e menos no bolso dos tubarões. Nossos adversários estão comprometidos politicamente com os donos do sistema e não vão fazer esse enfrentamento. Nós temos coragem e compromisso com a mudança.  

Em Volta Redonda, desde 2017 o município que tem cerca de 260 mil habitantes implantou uma linha especial ligando os centros comerciais. Hoje são três veículos operando e cada um transporta cerca de mil passageiros por dia. Isso vai trazer um impacto muito positivo na mobilidade urbana da nossa cidade. Vai estimular o nosso comércio e aquecer a nossa economia interna. São apenas algumas rotas, mas é um serviço que vai ajudar muito nossa população. Melhorar o transporte público como um todo é um compromisso que eu tenho e vou fazer como prefeito.  

Também vou realizar uma nova licitação para a melhorar a qualidade do serviço oferecido aos várzea-grandenses. Somos reféns de um monopólio e não há concorrência para nivelar por cima o serviço. As propostas seguem sendo construídas.   

Na Educação quero implantar gradativamente turno integral nas escolas a partir do nível fundamental I; ampliar a rede de creches como unidades educacionais com carga horária estendida até as 19h. Lemos e estudamos atentamente a carta de propostas enviada pelo Sintep. Assinei a carta. Com base no aumento do Fundeb de 10% para 23%, até 2026, o aumento das transferências constitucionais, mais o aumento das receitas próprias, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), eu posso assegurar o ganho real e todos os direitos dos trabalhadores da Educação de Várzea Grande. Assim, pensando no futuro de nosso Município, já que é pela Educação que melhoramos nossa sociedade. No Esporte e Lazer promover e incentivar o desporto comunitário praticado por equipes de bairros e distritos visando afastar as crianças, jovens e adolescentes das ruas.  

Na área social vamos criar a secretaria adjunta da Mulher, com uma coordenadoria ante feminicídios e pedofilia; criar uma coordenadoria de políticas de prevenção antidrogas; uma coordenadoria de direitos humanos, com gerências de: diversidade, povos originários, comunidades tradicionais e movimento negro.  

Na Saúde quero criar um hospital Municipal Veterinário, junto a zoonoses, com acolhimento dos animais de pequeno e grande porte abandonados, bem como atender animais da população de baixa renda; implantar um cemitério com crematório para animais; envidar esforços para instalar em parceria com o Governo do Estado uma unidade do IML em Várzea Grande; ampliar em 50% a cobertura na Estratégia Saúde da Família (ESF), implantando mais 57 equipes da saúde da família (ESF’s) nos 4 anos; construir um novo pronto socorro em pareceria com o Estado e a União; transformar o atual pronto socorro no Hospital da Mulher, Maternidade e Pediátrico; e, viabilizar a criação de uma Unidade Pronto Atendimento (UPA) na região do Grande Glória.  

Também vamos instalar uma central de monitoramento com câmeras de segurança para monitoramento das regiões de maior índice de violência; implementar a secretaria de habitação e regularização fundiária, promovendo mutirões em parceria com o Tribunal de Justiça e a defensoria pública para a regularização fundiária do município; desenvolver projetos de habitação em parceria com a união (casa verde amarela) que propicie moradias dignas a população de menor renda e aos moradores de áreas rurais; implantar a Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea Grande prevista no artigo 21 da lei 3.112/2007 inciso III letra a; implementar central de projetos turísticos e culturais para captar recursos do Governo Federal; implantar o CAT – Centro de Atendimento ao Turista com atendentes bilíngues; criar um calendário de eventos para o município a fim de atrair turistas do interior do estado, de outros estados e de outros países; buscar parceria para ministrar cursos de inglês e espanhol para guias, recepcionistas, garçons e taxistas em cursos de dois anos.  

Promover incentivos para que empresas vejam Várzea Grande como um polo atrativo; criar parceria com instituições financeiras para adoção de uma linha de crédito popular para fomentar o crescimento, a produção do micro e pequeno empresário; reestruturar o Distrito Industrial de Várzea Grande; criar um posto de vacinação sanitária com selo municipal em parceria com o Estado; implementar a bacia leiteira do Município; municipalizar a central de abastecimento para a comercialização em parceria com os produtores rurais; estruturar a feira municipal; abrir linhas credito aos artesãos, aos pequenos produtores rurais, às mães de família, para expansão do seu trabalho pessoal; recuperar e revitalizar os Parques: “Berneck”, Tanque do Fancho, e Flor do Ipê, reflorestando-os com árvores nativas da região; recuperar e arborizar a Lagoa do Jacaré e Lagoa da FEB; promover a utilização de sacolas e embalagens recicláveis pela rede de comércio e implantar ecopontos para coleta de resíduos da construção civil.  

Já em infraestrutura e saneamento planejamos reformar e construir abrigos para usuários de transporte coletivo; em parcerias com a iniciativa privada construir a rodoviária de Várzea Grande; fomentar junto aos Governos Estadual e Federal a conclusão do VLT e as obras adjacentes não acabadas; construir passarelas nas principais avenidas com altos índices de acidentes; construir mais uma Estação de Tratamento de Água – ETA, na região da fazendinha (chapéu do sol). O novo sistema desafogará o que já temos e facilitará o acesso à agua de todas as famílias várzea-grandenses. Ampliar de 30% para 75% a rede de asfalto nos bairros, priorizando a acessibilidade; realizar estudo para implantação de ciclovias, entre outras.  




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: