Da Assessoria
A construção do Instituto Médico Legal (IML) deixará de ser um sonho dos várzea-grandenses, para se tornar uma realidade muito em breve. Isso porque o governador do Estado, Mauro Mendes (DEM), assumiu publicamente o compromisso com o candidato a prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), de implantar os serviços de medicina legal no Município durante sua gestão, em parceria com o emedebista, caso eleito.
“Temos casos de familiares que perderam parentes e tiveram que aguardar até 24 horas para a liberação do corpo, para fazer o velório e o enterro. O corpo tem que ser levado ao IML que fica em Cuiabá para depois ir para a funerária. A demora causa ainda mais sofrimento à família. Por isso fiz questão de pedir urgência na resolução dessa demanda para Várzea Grande, que é a segunda cidade do estado”, disse Kalil.
Existe um projeto apresentado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em 2009. Porém, desde então, não houve avanços para que o projeto saísse do papel. Hoje o IML, em Cuiabá, é insuficiente para cerca de 800 mil pessoas do aglomerado urbano formado pelas cidades irmãs Cuiabá e Várzea Grande.
Conforme Kalil, essa unidade em Várzea Grande ainda vai atender municípios vizinhos como Jangada, Nossa Senhora do Livramento e Poconé. “Esse é um sonho antigo da nossa gente, que antes da gestão Lucimar Campos não tinha o direito de nascer na cidade. Com a criação da rede cegonha, isso mudou. Todo o pré-natal e o parto são realizados aqui. Agora precisamos avançar. Queremos também dar ao cidadão de morrer e receber um atendimento digno na nossa cidade”, finalizou.
O IML é responsável não apenas pelos atendimentos de óbitos, fazendo a remoção dos corpos do local dos crimes ou das unidades hospitalares. O Instituto ainda é realiza necropsia para emissão de atestado de “causa mortis”, além de exames periciais de lesão corporal, exames para constatar a violência sexual, psiquiatria forense, constatação de embriaguez ou identificação por odontologia legal.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira