Da Redação
Governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que "a radiocomunicação digital é um marco na Segurança Pública de Mato Grosso, pois impede os bandidos de escutar a conversa dos nossos agentes”.
A nova tecnologia foi ativada nesta quinta-feira (15) pelo próprio governador, que operou uma transmissão com agentes de segurança em Rondonópolis.
O ato foi acompanhado pelo promotor de Justiça Mauro Zaque; pelos secretários de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamente, e de Gabinete de Governo, Jordan Espíndola; pelos comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, coroneis Jonildo Assis e Alessandro Borges, respectivamente; e por demais autoridades de Segurança.
“Não tenho dúvida de que nos próximos dois anos vamos ter um estado tecnologicamente muito bem equipado. Não é um desejo, é uma necessidade imperiosa caminhar ao lado da tecnologia, para prestar um serviço com eficiência e custando menos para a sociedade”, ressaltou o governador.
Mauro Mendes destacou que a radiocomunicação digital abrangerá as unidades da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica e Sistema Penitenciário.
Segundo o Estado, "o principal ganho dessa ferramenta é que a transmissão passa a ser totalmente digital, com dados criptografados, ou seja, que não podem ser interceptados pelos criminosos. Desta forma, não há possibilidade de bandidos “copiarem” a frequência de transmissão e ouvirem os diálogos mantidos entre as forças de Segurança".
“É um marco na Segurança Pública porque ela traz segurança na nossa comunicação. Traz a confiabilidade que nós precisamos ter para que as forças de Segurança possam atuar de maneira estratégica, coordenada, e efetivamente garantir o sigilo do diálogo entre as nossas forças de Segurança, porque impede os bandidos de escutar a conversa dos nossos agentes”, pontuou.
Destacou que "a nova tecnologia foi viabilizada com recursos de R$ 10 milhões, valores oriundos de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre a Sesp e o Ministério Público Estadual. Foram adquiridas 19 conjuntos de Estações Repetidoras (ERB’s), 950 unidades de rádio portátil, 160 rádios móveis e 80 fixos, além de demais instrumentos necessários. Inicialmente, a tecnologia será disponibilizada para a região metropolitana e, posteriormente, expandida a outros municípios".
“É uma grande aquisição que vai trazer mais segurança para a Baixada nesta primeira fase, que será ampliada, e teremos essa tecnologia em todo o estado de Mato Grosso até 2022. Será um dos grandes legados para o funcionamento e celeridade da comunicação na Segurança Pública. Agradeço ao promotor de Justiça Mauro Zaque, ao secretário Bustamente, à Polícia Rodoviária Federal e a todos os nossos servidores da Segurança Pública, que trabalharam para colocar esse projeto em funcionamento”, disse o governador.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira