Da Redação
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) determinou, após apontar "fragilidades no sistema", a instauração de uma Auditoria Operacional no Programa de Regionalização do Turismo dos Municípios do Estado, compreendendo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e pelo menos três regiões turísticas de Mato Grosso, que abrangem 15 cidades.
Conforme a Corte de Contas, "a determinação foi feita durante o julgamento de um levantamento realizado pela Corte de Contas em 2019 e que fez um diagnóstico da situação dos 94 municípios mato-grossenses que integram o Mapa do Turismo Brasileiro nas 16 regiões turísticas do Estado".
Relator do levantamento, o conselheiro Isaías Lopes da Cunha determinou à Secretaria de Controle Externo (Secex) de Administração Municipal do TCE-MT que avalie as regiões turísticas do Pantanal mato-grossense, do Circuito das Águas e Metropolitana.
O TCE assinala que "o levantamento sobre o potencial turístico dos municípios de Mato Grosso buscou identificar as principais divergências e fragilidades existentes na atividade de gestão do turismo dos municípios e do Estado, a fim de propor ações de melhoria".
Pontua que "os dados coletados demonstraram que as cidades que integram o Mapa do Turismo Brasileiro estavam correndo risco de exclusão do mapa face às dificuldades de atualizações a cada dois anos das informações requeridas pelo Ministério do Turismo".
Destaca ainda que "dessa forma, o relator concordou com a equipe técnica quanto à necessidade de realização de uma Auditoria Operacional no Programa de Regionalização do Turismo dos Municípios do Estado de Mato Grosso, com o objetivo de apurar as razões das dificuldades das atualizações e falta de planejamento e propor melhorias no Sistema de Turismo do Estado".
O TCE também acentuou que "foram analisadas diversas informações fornecidas pelo Governo do Estado, municípios, entidades e empresários do turismo de todas as regiões de Mato Grosso. Entre elas, a realidade do turismo no Estado, efetividade do planejamento do turismo, monitoramento dos dados do turismo, os principais entraves para o desenvolvimento da atividade, planos municipais de turismo, linhas de créditos no setor, Fundo Geral do Turismo (Fungetur), Conselho Estadual de Turismo e a regionalização do turismo em Mato Grosso".
Com Comunicação TCE


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade