Rafaela Maximiano - Da Redação
A prefeitura de Cáceres assinou convênio de empréstimo com a Caixa Econômica Federal no valor R$ 129,7 milhões para execução do projeto de esgotamento sanitário da cidade. Segundo o prefeito Francis Maris Cruz serão construídos 370 km de rede coletora de esgoto, 29 estações elevatórias e uma estação central de tratamento de esgoto que será instalada no distrito industrial do município.
“A Organização das Nações Unidas diz que a cada dólar investido em saneamento básico se economiza 4 dólares em saúde, portanto, esse é um projeto pioneiro de saneamento básico que colocará Cáceres em lugar de destaque nacionalmente como um dos poucos municípios brasileiros com 100% de cobertura do saneamento básico”, declara o chefe do Executivo.
Ainda de acordo com o gestor este é atualmente o maior empréstimo da Caixa Econômica Federal com prefeitura em Mato Grosso e só foi possível após o aval dos ministérios de Desenvolvimento Regional e da Fazenda.
“Fomos inseridos no programa nacional de Saneamento para Todos pelo MDR o que permitiu que o financiamento ocorresse pelo FGTs a juros de 6% ao ano e prazo para pagamento de até 24 anos, sendo carência inicial de quatro anos para iniciar os pagamentos e mais 20 anos para quitação total do empréstimo. Também tivemos o apoio da maioria do legislativo municipal de Cáceres”.
A previsão é de as obras sejam concluídas em até cinco anos. Para agilizar o processo licitatório a prefeitura de Cáceres encaminhou o contrato de financiamento para aprovação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TEC-MT).
“Podemos mensurar a importância desse projeto não somente pelo seu valor monetário mas também pelo desenvolvimento econômico e social que trará para Cáceres, melhorando a qualidade de vida da população, valorização mobiliária, incentivo ao turismo local, preservação do meio ambiente e mais saúde para todos, uma vez que o esgoto deixará de ser lançado in natura, no Rio Paraguai principal formador do Pantanal mato-grossense”, justifica.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira