Da Assessoria
Um dos marcos da paisagem urbana de Várzea Grande, a praça que fica ao entorno da Igreja Nossa Senhora do Carmo, foi revitalizada pela Prefeitura de Várzea Grande e entregue à população na sexta-feira, 11 de setembro, com uma benção especial a imagem de Nossa Senhora do Carmo.
“Várzea Grande em sua história e religiosidade, possui um povo de fé. Temos mais um patrimônio histórico e religioso fantástico revitalizado. Agora essa praça, volta a ser um chamado de fé para todos os várzea-grandenses bem como um ambiente mais agradável para as famílias, mais atrativos para os comerciantes locais, e, restauramos a tradição de passeios nas praças públicas do nosso querido município”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos no ato da entrega.
De acordo com o pároco Marcos dos Santos, a obra veio resgatar urbanisticamente o espaço em seu modelo original, com a implantação de novo paisagismo, iluminação, calçamento e ao centro da praça a instalação da imagem de Nossa Senhora do Carmo.
“Ficamos muito feliz com a revitalização da praça no ano que comemoramos o jubileu de 75 anos da nossa paróquia. Fiz questão de acompanhar a confecção desse presente que a prefeitura proporcionou aos munícipes e fiéis, onde uma empresa especializada em obras religiosas confeccionou a imagem de Nossa Senhora do Carmo feita em resina, um material mais resistente, durável e que também suporta as intempéries do tempo, principalmente o calor mantendo as características originais”, detalhou padre Marcos.
A praça denominada de “Maria Sebastiana de Campos” ganhou um novo monumento em homenagem à santa católica que dá nome à igreja central da cidade, além de recuperação do calçamento, meio-fio, pintura, paisagismo e iluminação nova.
A obra de requalificação da praça também permite a retomada da visibilidade do monumento inserido que substituiu uma antiga fonte central e seu entorno,com a colocação da imagem de Nossa Senhora, o que permitiu a valorização do local e a promoção de melhorias urbanas para a região central de Várzea Grande como um todo. Além disso, a renovação desse importante espaço de circulação da cidade, torna possível estabelecer um circuito urbano histórico requalificado e integrado somado à recente revitalização da Casa de Artes e inúmeras praças e áreas de lazer da cidade.
O ato de entrega da praça matriz da cidade contou com a benção pelo líder religioso católico do município e a presença da família da homenageada. De acordo com Deyse Godoy de Campos, neta de Maria Sebastiana de Campos relatou que a avó trabalhava voluntariamente como zeladora da igreja e acabou falecendo no ofício que tanto amava.
“Se estivesse viva ela teria mais de 120 anos. Ela faleceu em 1971, enquanto arrumava o altar da igreja. Mulher de fé, nascida em Várzea Grande, toda sua família permanece morando em Várzea Grande. Ela teve 12 filhos e mais de 200 netos e bisnetos”, contou.
Para o casal de comerciantes Ivete Maria e Jefersson Spiguel, a revitalização atrairá sim novos clientes e valoriza o comércio central. Rute Costa trabalha em um estabelecimento comercial em frente à praça há dois anos e aprova a nova roupagem.
As empresárias Leid Laura e Cida Moura destacam que a reforma resgata a fé da população. “Tenho o ateliê aqui junto à praça e é sempre bom ver que o patrimônio está sendo cuidado isso sem falar que renova nossa fé com o monumento de Nossa Senhora. Esperamos que se mantenha bonito e para isso vamos ajudar a zelar da nossa praça”, declarou a costureira Cida Moura.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo