Da Redação
Os debates em torno da retomada das atividades escolares - no contexto da rede estadual - e no cenário da continuidade da pandemia do coronavírus e riscos de contaminação - deverá contar com análise da Assembleia Legislativa - por meio de protocolo de normas.
O Poder Legislativo pontua que "a comissão especial que analisa a possibilidade de retomada das atividades escolares no sistema estadual de educação está elaborando o seu relatório final. O documento terá contribuição de 15 entidades que compõem a comissão, além de diversos convidados que participaram dos debates, e irá propor um protocolo para retorno das aulas, contendo medidas que deverão ser adotadas para prevenir a infecção e propagação do novo coronavírus (Covid-19)".
“Essa é uma comissão plural, ampla e muito democrática e as discussões têm sido muito tranquilas. Todos têm o mesmo objetivo, que é retomar as aulas com segurança. Então, nesse relatório, vamos traçar os caminhos e os protocolos de segurança para quando isso acontecer e também para as aulas remotas. Essa comissão não está preocupada apenas com o ‘quando’, mas, sobretudo, com o ‘como’. O relatório servirá não só para os anais desta Casa e para orientar todo o sistema, mas também como modelo para o Brasil e como parâmetro para o futuro, caso tenhamos outra pandemia que comprometa a educação”, afirmou o presidente da Comissão Especial e da Comissão de Educação, deputado Valdir Barranco (PT).
A comissão especial foi instalada no dia 11 de maio e, em pouco mais de três meses, realizou 11 reuniões ordinárias, durante as quais foram compartilhadas informações essenciais para a definição do retorno das atividades escolares e discutidos temas pertinentes à questão.
“A criação da comissão foi uma iniciativa do presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho, em uma reunião que nós tivemos com a secretária de educação, e conta com a participação dos demais membros da Comissão de Educação, do deputado Lúdio Cabral, que representa a Comissão de Saúde, e de representantes de diversas entidades”, assinalou Barranco.
A AL acentua que "o plano de trabalho foi aprovado no dia 18 de maio e incluiu a realização de seminários e reuniões para apresentação de proposições relacionadas aos temas de cada um dos quatro núcleos temáticos criados. O cronograma foi cumprido em sua integralidade e também contou com a participação de especialistas de vários estados".
Considera que "durante os encontros foram discutidos os desafios enfrentados para a manutenção das atividades educacionais durante a pandemia; os impactos da Covid-19 no financiamento da educação; os índices de evasão escolar; a necessidade de elaboração de um plano estratégico com medidas a serem adotadas em diversas áreas para possibilitar o retorno às aulas; a distribuição da merenda escolar aos estudantes da rede pública; a atuação dos conselhos municipais de educação; as dificuldades enfrentadas por professores, profissionais da educação e estudantes de todo o estado durante as aulas remotas; a situação das escolas públicas e particulares; e a realidade dos povos indígenas durante a pandemia, entre outros assuntos".
O Legislativo observa que "representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentaram as medidas que foram implementadas nesse período para garantir a segurança dos estudantes, professores e profissionais da educação e a presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, Adriana Tomasoni, prestou esclarecimentos acerca da Resolução Normativa nº 003/2020, que dispõe sobre as normas de reorganização do calendário para o ano letivo de 2020, a serem adotadas pelas instituições pertencentes ao sistema estadual de ensino, em razão da pandemia da Covid-19".
Por fim, ressalta que "nas reuniões também foram debatidos os dados referentes ao avanço da Covid-19 no estado e as projeções futuras, atualizadas semanalmente pelo deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT)".
Com Comunicação AL
Ainda não há comentários.
Veja mais:
O futuro do agronegócio passa pela confiança e pela inovação
Comércio registra retração em Mato Grosso, aponta estudo
TJ manda seguradora indenizar produtor por perda de safra
Culinária asiática tem espaço para crescer nos shoppings centers do Brasil
O competidor mora ao lado: a evolução da manufatura e o papel da China versus Japão
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção