Da Assessoria
Um total de 64 municípios de Mato Grosso devem contar, nos próximos quatro anos, com um considerável incremento em sua infraestrutura nas áreas de defesa, educação, esporte, segurança pública, saúde, assistência social, transportes e desenvolvimento econômico.
Quem promete é o general Ubiratan Poty, diretor do Departamento do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, durante audiência nesta quarta-feira, 19, com o senador Wellington Fagundes (PL-MT), em Brasília.
Confira mais informações, conforme assessoria do senador:
O militar fez um balanço das ações que estão sendo desenvolvido nos municípios do Estado, onde serão aplicados R$ 35,1 milhões. Segundo ele, já estão sendo processadas metade dos convênios previstos, cujos planos de execução já foram aprovados. São obras que o obras que vão de construção de quadra poliesportiva até a implantação de bibliotecas públicas, casa para educação infanto-juvenil, iluminação pública, pavimentação, entre outras.
Poty fez questão de enaltecer o trabalho do senador na elaboração do Orçamento do Ministério da Defesa, que inseriu Mato Grosso, pela primeira vez, dentro do programa, desde que foi criado, em 1985. “Essas obras do Calha Norte têm aspecto significativo porque abrange principalmente os municípios mais isolados e que precisam de maior atenção” – ele explicou o diretor.
Vice-presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Municípios Brasileiros, o senador Wellington Fagundes ressaltou que o desenvolvimento regional da área de atuação do Programa Calha Norte configura-se como importante diretriz da Política Nacional de Defesa. Ele fez questão de destacar a parceria construída pela Relatoria do Orçamento visando execução de ações nas áreas de atuação dos ministérios de Defesa e da Justiça. Como exemplo, citou a busca de melhoria nas regiões de fronteira, envolvendo a Polícia Rodoviária Federal, que recebeu recursos para renovação de sua frota e ainda aquisição de equipamentos de comunicação, e a presença mais efetiva do Exército.
“Estamos celebrando um grande programa de melhoria do desenvolvimento de Mato Grosso. E quem ganha com isso é a população porque estamos promovendo o desenvolvimento com mais segurança, diminuindo o roubo de cargas e enfrentando o narcotráfico” – disse o parlamentar.
Além de Cuiabá, capital do Estado, os municípios beneficiados pelo Programa Calha Norte em Mato Grosso são: Água Boa, Araputanga, Alto Araguaia, Alto Paraguai, Arenápolis, Brasnorte, Cáceres, Campos de Júlio, Canabrava do Norte, Colíder, Conquista d’Oeste, Cotriguaçu, Curvelândia, Diamantino, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Itiquira, Jauru, Juara, Lambari do Oeste, Matupá, Nobres, Nortelândia e Nova Brasilândia.
Também estão inseridos Nova Guarita, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Olímpia, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Porto Esperidião, Poxoréo, Rondolândia, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, São Félix do Araguaia, Araguainha, São José do Xingu, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Sorriso, Tangará da Serra, Terra nova do Norte, Tesouro, União do Sul, Vale do São Domingos, Vera, Vila Bela S. Trindade e Vila Rica.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade