Rafaela Maximiano - Da Redação
O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, reconheceu o esforço do Governo do Estado de Mato Grosso no combate às queimadas na região do Pantanal mato-grossense e declarou que “apesar do combate ininterrupto dos brigadistas o fogo vem causando grandes estragos à fauna e à flora”.
A declaração ocorreu em entrevista coletiva, nesta terça-feira (18), nas instalações da Ciopaer no Aeroporto Marechal Rondon, logo após o ministro Ricardo Salles ter sobrevoado a região e visitado o município de Porto Jofre, no Pantanal, onde estão concentradas as equipes do Ibama e do Cindi-bio.
Toda a viagem foi acompanhada pelo governador Mauro Mendes, que também participou da coletiva.
Entre os pontos citados pelo ministro durante a coletiva como positivos e eficazes no combate aos incêndios:
“Os agravantes do tempo muito quente, seco e com ventos fortíssimos, potencializam as centenas de focos de queimadas que avistamos ao longo da viagem”
“A eficácia do uso das aeronaves na ponta, no combate aos incêndios e destaco como muito bem vinda o apoio da aviação agrícola nesse combate e as aeronaves federais e estaduais que estão participando também com a utilização dos retardantes de fogo, se mostrando bastante eficaz.”
“As técnicas de manejo do fogo estão sendo bem eficazes com a retirada dos materiais orgânicos evitando a propagação do fogo", pontuou.
Após declarar que “o Estado de Mato Grosso vive a maior seca dos últimos 30 anos e que pela estimativa do Corpo de Bombeiros, 5% da área do Pantanal Mato-grossense foi afetada até o presente momento com queimadas”, o governado Mauro Mendes, agradeceu a presença do Ministro Ricardo Salles e o apoio do Governo Federal no combate às queimadas e desmatamentos ilegais em Mato Grosso.
“Desde o início de agosto, quando iniciou essa operação, 73% dos pontos focais de queimadas identificados por satélites foram contidos”, afirmou Mauro Mendes. Sem esquecer que está sendo dada atenção especial aos santuários ecológicos onde “praticamente 98% deles foram preservados”.
Mauro Mendes também agradeceu o apoio do Governo do Estado de MS, que cedeu bombeiros para o combate em MT, bem como apoio dos sindicatos, produtores rurais e a cada combatente.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira