• Cuiabá, 19 de Setembro - 2025 00:00:00

Ministro reconhece esforços de MT mas alerta sobre grandes estragos à fauna e flora


Rafaela Maximiano - Da Redação

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, reconheceu o esforço do Governo do Estado de Mato Grosso no combate às queimadas na região do Pantanal mato-grossense e declarou que “apesar do combate ininterrupto dos brigadistas o fogo vem causando grandes estragos à fauna e à flora”.

A declaração ocorreu em entrevista coletiva, nesta terça-feira (18), nas instalações da Ciopaer no Aeroporto Marechal Rondon, logo após o ministro Ricardo Salles ter sobrevoado a região e visitado o município de Porto Jofre, no Pantanal, onde estão concentradas as equipes do Ibama e do Cindi-bio.

Toda a viagem foi acompanhada pelo governador Mauro Mendes, que também participou da coletiva.

Entre os pontos citados pelo ministro durante a coletiva como positivos  e eficazes no combate aos incêndios:

“Os agravantes do tempo muito quente, seco e com ventos fortíssimos, potencializam as centenas de focos de queimadas que avistamos ao longo da viagem”

“A eficácia do uso das aeronaves na ponta, no combate aos incêndios e destaco como muito bem vinda o apoio da aviação agrícola nesse combate e as aeronaves federais  e estaduais que estão participando também com a utilização dos retardantes de fogo, se mostrando bastante eficaz.”

“As técnicas de manejo do fogo estão sendo bem eficazes com a retirada dos materiais orgânicos evitando a propagação do fogo", pontuou.

Após declarar que “o Estado de Mato Grosso vive a maior seca dos últimos 30 anos e que pela estimativa do Corpo de Bombeiros, 5% da área do Pantanal Mato-grossense foi afetada até o presente momento com queimadas”, o governado Mauro Mendes, agradeceu a presença do Ministro Ricardo Salles e o apoio do Governo Federal no combate às queimadas e desmatamentos ilegais em Mato Grosso.

“Desde o início de agosto, quando iniciou essa operação, 73% dos pontos focais de queimadas identificados por satélites foram contidos”, afirmou Mauro Mendes. Sem esquecer que está sendo dada atenção especial aos santuários ecológicos onde “praticamente 98% deles foram preservados”.

Mauro Mendes também agradeceu o apoio do Governo do Estado de MS, que cedeu bombeiros para o combate em MT, bem como apoio dos sindicatos, produtores rurais e a cada combatente.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: