Romilson Dourado - Portal RdNews
Odeputado federal Emanuelzinho (PTB) seria eleito hoje prefeito de Várzea Grande. Pesquisa do instituto Analisando, realizada nos últimos dias 5 e 6, revela que o petebista lidera as intenções de voto em todos os possíveis cenários, inclusive com ampla vantagem sobre os demais.
Numa sondagem com cinco pré-candidatos, Emanuelzinho aparece com 18,8%, enquanto o segundo colocado, ex-vereador Kalil Baracat (MDB), detém 10%. O vice-prefeito José Hazama (DEM) e o empresário Flávio Vargas (PSB) estão empatados tecnicamente, com 7,6% e 7%, respectivamente. Já o ex-prefeito Wallace Guimarães (PV) é o lanterna, com 3,2%.
A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. No trabalho de campo, o instituto entrevistou 500 eleitores de 61 bairros, incluindo a região central. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral, sob número MT-06216/2020.
Como o quadro de candidaturas ainda está indefinido, o Analisando fez várias simulações. Numa delas, em que o candidato do DEM seria Júlio Pacheco, deixando Hazama de fora (cenário 3), Emanuelzinho conta com 18,8%, seguido de Kalil (11,8%). Flávio e Pacheco ficam empatados em 6,4%.
Numa eventual disputa sem Flávio Vargas e com Hazama lançado pelo DEM, o deputado petebista também impõe boa vantagem, chegando a 19,4%. Nesse caso, Kalil e Hazama figuram em segundo lugar e empatados com 11%.
Nas simulações sem Wallace, os percentuais pouco alteram, trazendo sempre Emanuelzinho com boa vantagem e Kalil em segundo, como nos cenários 5, 8, 9 e 10.
Espontânea
Na espontânea, situação em que o entrevistado diz em quem votaria sem auxílio da lista dos pré-candidatos, a prefeita Lucimar Campos, que não poderá concorrer mais neste pleito por estar no segundo mandato, é citada como preferida por 9,8%. Depois vêm Emanuelzinho (2,6%), Kalil e Flávio, ambos com 1,7%, e Hazama (1%). Nesse caso, 68,6% se dizem indecisos.
Rejeição
Dos nomes colocados hoje como "prefeitáveis", o mais rejeitado é de Wallace. Segundo o instituto Analisando, 21,9% disseram que não votariam de jeito nenhum no ex-prefeito. O segundo nome mais rejeitado é de Emanuelzinho, com 8,6%. Depois, surgem Pacheco (4%), Kalil (3,4%), Hazama e Flávio, ambos rejeitados por 2,8%.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira