Comunicação/Secom-VG
A reunião de avaliação do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID 19) foi aberta com duas novidades. O relato do infectologista de Várzea Grande, Francisco Kennedy, de que nos últimos 07 dias, portanto mensurando uma semana, já se percebe uma redução no número de óbitos e os mais de quatro mil procedimentos realizados em dois bairros, no Parque do Lago (05 e 06 de agosto) e José Carlos Guimarães (07 e 08 de agosto) em forma de Blitz de saúde para levar o atendimento as pessoas.
O Plano de Ação Várzea Grande contra a COVID 19, foi desenvolvido a partir dos resultados das barreiras sanitárias nas entradas da cidade para se ter um conhecimento amplo da doença e sua propagação e agora vem sendo levado aos bairros para se promover atendimento de todos e evitar a movimentação desnecessária das pessoas que podem realizar trabalhar em Home Office, ou seja, em casa.
Várzea Grande superou na semana passada os 80% do total de casos curados, um dos índices considerados mais importantes na corrida contra a doença e também redução nos óbitos da semana passada se comparado com as últimas semanas.
Na oportunidade a prefeita Lucimar Sacre de Campos reafirmou não apenas essa como outras medidas realizadas e sinalizou que a ordem que está sendo rigorosamente cumprida por toda a administração municipal é atender a demanda daqueles que necessitam do Sistema Único de Saúde – SUS, sem nenhum tipo de custo e com transparência total nos gastos e ações.
“Todos os dados sejam eles de atendimentos, aquisições, investimentos, do que realizamos até o momento em relação a pandemia da COVID 19 estão no Portal Transparência COVID 19. Só não vê quem não quer ou aposta no quanto pior melhor, de olho apenas nas eleições, quando o foco deveria ser na pandemia”, disse a prefeita de Várzea Grande.
Ela lembrou que apenas entre maio, junho e julho, 300 novos funcionários da área de saúde ou foram empossados por terem passado em concurso público ou foram contratados para fazer frente a este momento em que a demanda por atendimentos cresceu uma média de 48%.
Atendendo recomendação da prefeita, o Comitê está analisando a realização de nova blitz, provavelmente na região do Grande São Mateus que por seu tamanho e distância do centro de Várzea Grande aconteceria em quatro dias.
“Estamos analisando para que todos os serviços possíveis continuem sendo prestados a população de uma maneira em geral”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, apontando que em média são 47 servidores apenas de sua área e que devem movimentar várias ações, como testes rápidos, vacinas H1N1, medicamentos, teleconsultas ou mesmo consultas presenciais.
Diógenes Marcondes lembrou que os resultados têm se demonstrado representativos, sendo que para isto, a administração municipal necessita de uma ampla logística para atender as pessoas dentro das regras necessárias de distância de 1,5 metros; uso de máscaras constantemente e de luvas quando necessários e meios de biossegurança e higienização rigorosa.
A prefeita Lucimar Sacre de Campos fez questão de lembrar aos vereadores, o médico, Miguel Angel, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e Rogério França Martins, que os dedicados esforços de todos os servidores tem que ser reconhecidos principalmente naqueles da área de saúde e de segurança que tem sido incansáveis em sua missão diuturna de ajudar a combater a COVID 19 e a curar milhares de moradores de Várzea Grande e de outras cidades atendidos na rede pública municipal.
“Mais do que parabéns, eles têm que ser reconhecidos pelo esforço e principalmente por serem destemidos e implacáveis em sua missão de salvar vidas junto conosco”, disse Lucimar Sacre de Campos.
Plano de Ação VÁRZEA GRANDE CONTRA COVID-19 (Parque do Lago 05 e 06 de agosto)
• Total de testes realizados: 880
• Total de resultados positivos: 111
• Total de vacinações: 297
• Medicação: 59
• Profissionais envolvidos: 47 (ACS, Enfermeiros, Fiscais da Vigilância Sanitária, Médicos).
• Guardas Municipais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros
Plano de Ação VÁRZEA GRANDE CONTRA A COVID 19 (José Carlos Guimarães 07 e 08 de agosto)
• Total de teses realizados: 1.699
• Total de resultados positivos: 170
• Total de vacinações: 693
• Medicação: 101
• Profissionais envolvidos: 47 (ACS, Enfermeiros, Fiscais da Vigilância Sanitária, Médicos).
• Guardas Municipais, Polícia Militar de Mato Grosso, Corpo de Bombeiros.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira