
Senadores buscam alternativas para o preenchimento de cargos nas cinco novas universidades criadas pelo governo federal em dezembro do ano passado. Até o momento, os reitores pró-tempore estão impedidos de contratar equipes de técnicos administrativos e financeiros, além de outros profissionais.
O impedimento se dá pela Lei Complementar 173 que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus e não permite a criação de cargos e contratação de novos servidores. Este é o caso da Universidade Federal de Rondonópolis.
O grupo de trabalho conta com a participação de parlamentares e técnicos do Ministério da Educação e busca uma saída para a questão.
O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) avalia que os reitores nomeados “estão de mãos atadas”, sem condições de gerir as novas universidades por não contar com corpo técnico para auxiliá-los.
As alternativas apontadas indicam a alteração da Lei Complementar 173 e conversações com o Ministério da Educação, Ministério da Economia e Casa Civil do governo que permitam a criação e preenchimento dos cargos por se tratar de situação excepcional.
É o que defende o senador Wellington Fagundes (PL-MT) ao lembrar que “as novíssimas universidades devem ser tratadas como novíssimas” e registra avanços conquistados com a instalação dessas cinco novas instituições de ensino superior e a nomeação dos reitores pró-tempore.
O senador também se comprometeu a apresentar emenda ao Orçamento Geral da União de 2021 que possibilitem a contratação de profissionais e corpo técnico, além de garantir avanços na definição das estratégias de atuação de cada uma dessas universidades.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira