Da Redação
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (06/2020), por quatro votos a um, durante reunião extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (4) - com alertas de deputados acerca da necessidade de validação da matéria - sob risco de "reflexos amargos" em relação aos cofres públicos do Estado.
O deputado Xuxu Dal Molin (PSC) defendeu que a aprovação era necessária para garantir o pagamento das aposentadorias dos servidores e definiu a medida como um “remédio amargo” para que Mato Grosso não chegue à situação de outros estados que tiveram dificuldades para honrar o pagamento dos inativos, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) deu o único voto contrário à aprovação da matéria na comissão. “Uma reforma em que é possível o servidor trabalhar até dez anos a mais que hoje e ao final de 40 anos [de contribuição] receber 1/3 a menos da remuneração… eu só poderia dizer não a essa proposta”, disse o parlamentar.
A PEC da Reforma da Previdência foi relatada na CCJR pelo deputado Silvio Fávero (PSL), acatando emendas.
Outras três propostas foram aprovadas durante o encontro, feito de maneira remota. Entre elas, dois ofícios (nº 86/2020 e nº 214/2020). O primeiro prorroga os efeitos do decreto que declara estado de calamidade pública em Nova Maringá enquanto o segundo declara estado de calamidade pública em Terra Nova do Norte.
Por fim, recebeu parecer favorável da CCJR, o Projeto de Lei Complementar 6/2020 - que institui o regime de previdência complementar para servidores do estado. Apenas a emenda nº 8 foi acatada.
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2021 (PL 503/2020) estava na pauta, mas não foi analisado por conta de pedido de vista feito pelo deputado Lúdio Cabral, que terá 48 horas para devolver o projeto à comissão. O deputado Dr. Eugênio é relator da proposta, que já recebeu 75 emendas.
Luto
Durante a reunião, os parlamentares lamentaram a morte, na noite de ontem (3), do servidor da TV Assembleia Arnaldo Pereira Campos. "Um servidor exemplar e que deu grandes contribuições à Casa", nas palavras do presidente da CCJR, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM).
Com Comunicação AL
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira