Ruan Cunha - Sicom
A primeira-dama Márcia Pinheiro participou do plantio de árvores da espécie Ipês no canteiro central da avenida Fernando Corrêa da Costa, uma das principais vias de Cuiabá. A ação realizada na quinta-feira (31), faz parte da reestruturação viária que já contou com os serviços de recapeamento asfáltico, substituição da iluminação e a disposição de 250 mudas de plantas.
Na ocasião, a primeira-dama efetuou, de forma simbólica, o plantio de uma das mudas semeadas ao longo do trecho da avenida que vai da Praça dos Motoristas até o viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A líder das ações sociais no município ressaltou a importância da arborização urbana para devolver à Cuiabá o importante título de outras época qual será possível somente com a conscientização da população para zelo do patrimônio público.
“Essa importante ação da prefeitura é fundamental não só pra o embelezamento urbano, mas também para à saúde. Estudos comprovam os benefícios gerados por essa natureza urbana, principalmente por conta do nosso clima seco. Estamos retornando com o título de Cidade Verde, mas para isso precisamos contar com a conscientização da população para cuidar dessas plantas e assim garantir os benefícios”, disse.
O apelo para o zelo do patrimônio público foi abordado em decorrência das inúmeras plantas furtadas, quebradas e arrancadas encontrado pela equipe que trabalha para garantir o plano de arborização da prefeitura.
“Somente essa semana foram encontradas 32 plantas quebradas, em menos de 24 horas. Já teve casos de furtos, então pedimos à população que nos ajude a fiscalizar, denunciar e zelar pelo patrimônio que é da própria sociedade”, reforçou a primeira-dama.
As mudas de Ipês são uma doação do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá, o Juvam, e não acarreta em nenhuma disponibilização de recursos públicos. A ação de plantio está dentro do projeto Verde Novo e busca o desenvolvimento sustentável e ambiental, através do engajamento de toda a sociedade.
Plano de Arborização
No período de 2017 a 2020, juntamente com o projeto Verde Novo, a prefeitura efetuou o plantio e distribuição da mais de 80 mil mudas de árvores entre as espécies estão os Ipês (amarelo, rosa, roxo e branco), Jacarandá, Aroeiras, Peroba Rosa, Angico, além de espécies frutíferas como Pitombeira, Goiabeira, Tamarindo, Mangueira, Cajueiro, Caca, Jabuticabeira e Cupuaçu.
O Município também criou o programa Disque Cidade Verde, por meio do qual a população pode solicitar o plantio utilizando o telefone (65)99331–7826. No entanto, o programa está temporariamente suspenso, por conta da pandemia da Covid-19.
Além disso, os mais de 90 praças entregues pela atual gestão também é feito o trabalho de arborização. O plantio também abrange os quatro parques públicos municipais, sendo o Parque da Família e o da Nascente criados pela atual gestão, e as principais avenidas da Capital.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor