Rafaela Maximiano - Da Redação
Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, 24 de julho, o governador Mauro Medes (DEM), afirmou que defende a reabertura do comércio em todo Estado de Mato Grosso e que o fato do setor funcionar não aumentará a propagação da covid-19 entre as pessoas.
“Fechar o comércio não é a medida, o remédio que evitará a propagação do coronavírus entre as pessoas. Nessa batalha contra a propagação da covid-19 colocaram o comércio como o grande vilão. E, é importante lembrar que as pessoas não circulam apenas nos comércios elas se locomovem em seus bairros e realizam outras ações que geram aglomeração. Não podemos continuar penalizando essa categoria. Temos que aprender a conviver com esse coronavírus, manter firme que o isolamento social é necessário, e seremos intolerantes contra festas, eventos e outras ações que gerem aglomerações, mesmo particulares”, afirmou o governador.
Quanto à decisão judicial do juiz José Luiz Lindote, da 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande, de manter a quarentena nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande por mais duas semanas, o governador espera que a decisão seja revista pelo juiz, mas alertou “decisão judicial se cumpre e ela está valendo para Cuiabá e Várzea Grande o decreto Estadual vale para os municípios de todo Mato Grosso”.
Mauro Mendes também disse que o ajustes feitos no novo decreto publicado ocorreram após reunião com o ministro da Infraestrutura Tarcisio Gomes de Freitas, a bancada federal de Mato Grosso e também após conversas com vários prefeitos de Mato Grosso.
Saúde x Economia
A redução da ocupação do número de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 nas últimas semanas foi decisiva para a reabertura do comercio no Estado. A afirmação é governador Mauro Mendes, e a fala foi justificada pelo secretário de estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que também participou da entrevista coletiva pelo facebook do Governo.
“Já temos alguns sinais da redução da demanda de leitos hospitares de UTIs exclusivas para tratamento da covid-19. Da semana 27 a 30, baixamos de 290 leitos ocupados para 228. Soma-se a isso o incremento de leitos que teremos na próxima semana, principalmente no interior com 150 novas vagas e, chegaremos a 486 leitos de UTI exclusivos para covid-19”, citou Gilberto.
O secretário também ponderou “com o crescimento da atividade econômico estaremos mais próximos e precisamos ser vigilantes. E continuaremos analisando qual será o comportamento da população e dos municípios, caso seja necessário tomar alguma medida”.
Quanto às críticas dirigidas ao Centro de Testagem recém inaugurado, Mauro Mendes respondeu: “Ontem criticaram a fila de pessoas que hoje já acabou. Então hoje esses críticos deveriam elogiar o atendimento”.
O governador lembrou que na data de hoje completam 120 dias do primeira caso diagnosticado de covid-19 no estado e afirmou que vai continuar firme no financiamento dos leitos, ações sociais e medidas importantes para manter a economia ativa e combater a propagação do vírus.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica
Quiet Beauty: a beleza que inspira sem gritar
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido