Secom-VG
Com 82,61% de vacinas aplicadas contra a Influenza (H1N1), a Prefeitura de Várzea Grande decidiu prorrogar até o final deste mês de julho, a campanha de vacinação para grupos prioritários, crianças, gestantes, indígenas, idosos, puérperos e trabalhadores da saúde e segurança.
Para isto, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande resolveu adotar, em três unidades escolares da Rede Pública Municipal – localizadas nas regiões da Água Vermelha e São Mateus – pontos exclusivos para a vacinação de rotina e também contra a influenza H1N1.
A decisão visa dar mais segurança à população que está cautelosa em procurar as unidades de saúde por causa da incidência da coronavírus – Covid 19.
“Definimos esses espaços justamente para que a população possa ser atendida com comodidade, e, principalmente, sem aglomeração, longe das unidades básicas para se evitar contato com pessoas que eventualmente possam apresentar sintomas da coronavírus. A vacinação é importante, principalmente para as crianças que precisam manter em dia o calendário de vacinação. Além disso, o município de Várzea Grande ainda não atingiu, em alguns grupos prioritários, a vacinação contra a gripe”, informou o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes.
Ele frisou, no entanto, que falta pouco para se chegar aos 100% estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “Diferente de Cuiabá que abriu a vacinação para todos os grupos, Várzea Grande está priorizando os grupos prioritários como recomendado pelas autoridades federais”.
O secretário lembra que a Influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, e que pode levar ao agravamento e até óbito, principalmente em pessoas com fatores de risco, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras comorbidades. “Crianças, menores de cinco anos, gestantes, parturientes e adultos com mais de 60 anos fazem parte dos grupos suscetíveis e que devem se vacinar”, ponderou Diógenes Marcondes.
A técnica responsável da Vigilância em Saúde, Relva Cristina Silva Moura, disse que até o momento foram aplicadas 49.312 doses, sendo 82,61% de cobertura vacinal. “Até o final deste mês de julho as nossas equipes estarão realizando a vacinação contra a gripe, nas escolas Honorato Pedroso de Barros, Maria Pedrosa de Miranda e Rita Auxiliadora de Campos Cunha. O horário de atendimento nestas unidades é das 8h às 16 horas”, informou ela apontando que diariamente o número de vacinados cresce assim como o percentual.
Relva Cristina apontou que se assim que atingir a meta de 100% de cobertura prioritária, Várzea Grande deverá abrir para vacinar os demais grupos da população menos suscetíveis a doença.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor