Da Redação
Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou, por medida cautelar, "que a Prefeitura de Nova Lacerda suspenda imediatamente o processo licitatório para contratação de empresa de locação de sistemas para gestão pública municipal, no valor global estimado de R$ 267,9 mil" - com apontamentos de supostas irregularidades.
A decisão é do conselheiro Isaias Lopes da Cunha e atendeu a uma Representação de Natureza Interna proposta pela Secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do Tribunal de Contas, que apontou supostas irregularidades quanto a especificações excessivas, irrelevantes ou desnecessárias que restringem a competição do certame licitatório.
Também foi apontado que o edital apresenta, na caracterização do objeto, critérios de avaliação e classificação extremamente rígidos e subjetivos, com prazos inexequíveis para a entrega definitiva do produto, com indícios de direcionamento que inviabilizam a participação de novos interessados.
A adoção da modalidade de licitação “pregão presencial" também foi considerada irregular pela unidade técnica, por estar em desacordo com a legislação e com as boas práticas já adotadas na administração pública.
Por cautela, o conselheiro Isaias Lopes da Cunha entendeu necessário conceder a medida cautelar no sentido de determinar a suspensão do procedimento licitatório até decisão de mérito do processo, ou até a comprovação da regularização dos apontamentos contidos na Representação de Natureza Interna.
O TCE reforça que "o Julgamento Singular N° 493/ILC/2020 foi publicado no Diário Oficial de Contas (DOC) de quinta-feira (09) e ainda será analisado pelo Tribunal Pleno, que decidirá pela homologação ou não da medida cautelar".
Com Comunicação TCE
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira