• Cuiabá, 24 de Novembro - 2025 00:00:00

Emanuel anuncia novo toque de recolher, rodízio de carros e atendimento por CPF


Da Redação

Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou novas medidas para tentar conter o avanço do coronavírus na Capital, pontuando em novo decreto a antecipação do toque de recolher, valendo a partir de amanhã (3) entre 20h e 5 horas, além do rodízio de veículos.

Outra mudança de impacto se refere ao rodízio para atendimento presencial de estabelecimentos - além de regras como apresentação pelo cidadão de documento/CPF.

Confira as principais mudanças e considerações feitas pelo prefeito, há pouco, nas redes sociais:

Abril 63% - ontem fechamos em 24% do total de casos confirmados de covid-19 no Estado. O que mostra, com toda dor da perda, que poderíamos estar em situação muito pior, se não fosse a prefeitura cuidando das ações de combate.

Frisou que o interior impacta diretamente em Cuiabá.

Citou nota da Sociedade de MT de Pediatria. “Acompanho o trabalho de diversos, e essa semana a cuiabania perdeu ícone, dr. Reinaldo. Gostaria de esclarecer, que é equívoco, dizer que estamos desativando UTI pediátrica para transformar em UTI adulto. Dos 95 leitos de UTI, 15 é para UTI pediátrica. O que ponderei e pondero, é que caso haja necessidade, não posso deixar de atender (adultos) – em razão da disponibilidade de leitos vazios pediátricos. Isso é uma realidade a quase 90 dias na rede, e vou levantar essa discussão. Se não temos crianças nas UTIs pediátricas, pode atender adultos. Vamos conversar, disse ao frisar que “não desativou as UTIs”.

2º ponto

Os 40 novos leitos de UTIs exclusivos para covid – elevando de 95 para 135 – com respiradores – com apoio da bancada, deputado Emanuelzinho e do Governo do Estado – e o Kit covid – vamos anunciar na próxima segunda-feira como vai funcionar o sistema.

Renda Solidária

Vamos publicar relação dos 959 trabalhadores aptos a receber o auxílio emergencial – disponibilizado pela prefeitura e lembrou que os que não conseguiram ser cadastrados contarão com prazo (mais 10 dias) para adequar as exigências – sobre documentos.

Pontuou que será pago acumulado (maio e junho). Dia 6 de agosto será pago a última parcela.

Lembrou ainda que os recursos do programa também têm origem no corte de gastos como a VI de secretários – Verba Indenizatória.

Citou “invasão de competência” – em relação ao lockdown

Se tiver que decretar lockdown, eu decreto, mas estou questionando invasão de competência.

O que não for atividade – prevista no Decreto do Presidente Jair Bolsonaro, precisa seguir as normas.

Lembrou que colapso econômico pode afetar a vida das pessoas.

Decreto 7975

Fica determinado o toque de recolher, a partir de amanhã (3), de 20 horas às 5 horas – na Capital. Toque de recolher antecipado – com exceção a serviços essenciais.

Fica estabelecido, de 6 a 20 de junho – rodízio de veículos (de segunda a sábado) – não se aplica nos domingos

Exemplo: “Na segunda trafega placa final par, na terça-feira, placa final ímpar” – e assim alternando até o sábado.

Servidores públicos

- Trabalho home office / com exceção de áreas essenciais

Rodízio para atendimento presencial de estabelecimentos (nas atividades essenciais como bancos, mercados, casas lotéricas e distribuidoras de bebidas) – obedecendo algarismos de CPF. O cidadão deverá apresentar documento.

Organização do atendimento – idosos terão atendimento preferencial. Proibido crianças.

O prefeito avisou que a “fiscalização estará em ampla ação”

Avisou que “nesse período de pandemia, estabelecimento citados devem disponibilizar 100% dos caixas ou guichê para atendimento à população.    

Transporte coletivo – deve funcionar 100% da frota – seguindo as normas de biossegurança.

“Temos visto pais que deixam crianças nas ruas, brincando sem máscaras, saindo, pelo amor de Deus.”




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: