Da Assessoria - Unimed
Criado com o objetivo de ofertar ações educativa e assistenciais visando o emagrecimento saudável e identificar e prevenir riscos e complicações advindos da cirurgia bariátrica, o Núcleo de Cirurgia Bariátrica da Unimed Cuiabá completa seis meses de atividade. Nesse período, a equipe multidisciplinar composta por médicos nas áreas de endocrinologia, pneumologia e psiquiatria, além da equipe de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos atendeu 111 atendimentos.
Desde a implantação do núcleo, todos os pacientes que pretendem fazer a cirurgia cumprem um circuito de saúde que inclui avaliação psicológica, pneumonológica e participação em diversas atividades informativas e de preparação ao procedimento. A Diretoria Executiva da Unimed Cuiabá avalia que a iniciativa é um sucesso. Essa também é a avaliação do professor Maicon Gregori Muller de Paula, beneficiários que está sendo acompanhado pelo Núcleo e vive a expectativa da cirurgia.
“Decidi pela cirurgia em janeiro devido problemas de saúde. Fui ao médico e recebi uma série de pedidos de exames e de consultas que deveria procurar e fui apresentado ao Núcleo da Unimed e foi muito mais tranquilo porque pude fazer tudo de uma vez. Lá recebo toda a assistência necessária e mesmo com a chegada da pandemia os médicos continuam me assistindo de forma online. Na semana que vem tenho o oitavo encontro com a psicóloga. O sentimento nesse momento é de ansiedade, mas estou sendo muito bem preparado pela equipe médica, com apoio psicológico e psiquiátrico” afirma.
Durante a pandemia, as atividades foram reprogramadas para evitar aglomeração, mas o funcionamento do Núcleo continua. Dos 111 pacientes que ingressaram, 69 já concluíram o processo no Núcleo e caminham para a realização da cirurgia. Segundo o diretor-presidente da Unimed Cuiabá, o médico patologista Rubens Carlos de Oliveira Jr., o trabalho do Núcleo é uma segurança para o paciente e um grande apoio para o médico-cirurgião.
“A atual gestão da Unimed Cuiabá tem como um dos seus focos o trabalho do médico, valorizando-o como profissional e ser humano. Estruturar meios que dão suporte de cuidado ao paciente é uma das nossas missões. O paciente é do médico, o cliente é da Unimed Cuiabá, nada mais produtivo do que a Cooperativa se tornar parceira do Cooperado no cuidado à saúde”, completou o presidente.
*Como funciona* - Para ser indicado à cirurgia bariátrica, o paciente deve cumprir os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Após indicação cirúrgica é encaminhado ao Núcleo de Cirurgia Bariátrica onde agenda a primeira consulta para avaliação e posterior validação do procedimento e inicia-se a primeira fase do acompanhamento.
Esta etapa envolve avaliação médica especializada com endocrinologista e psiquiatra e oito encontros de orientação com o objetivo de preparar o paciente para o pré e o pós-operatório. Na segunda etapa, após a realização da cirurgia, o paciente é acompanhado pelo endocrinologista e equipe multidisciplinar que oferecem suporte para a adaptação ao procedimento por 90 dias.
Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Cirurgia Bariátrica da Unimed Cuiabá pelos telefones (65) 3612-8848 e 8849.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera