Da Redação
Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), considerando "fake news" acerca de ações implementadas pela gestão no campo do combate ao coronavírus, anunciou hoje (6), a suspensão das ações relativas ao uso de drones na Capital - acentuando que irá encaminhar apanhado de informações para órgãos de controle - e OAB Seccional Mato Grosso.
Confome a prefeitura, "prezando pela transparência na administração pública, o prefeito Emanuel Pinheiro, anunciou que irá encaminhar o processo de contratação do serviço de desinfecção com drones para análise do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT)". Segundo o gestor, nesse período, a execução das atividades com esses equipamentos ficam, temporariamente, suspensas.
A gestão ressalta que "desde a segunda-feira (04), a prefeitura de Cuiabá passou a utilizar nas ações de desinfecção três drones, com capacidade de 10 litros cada. Além dos veículos de voo não tripulado, o contrato prevê ainda o fornecimento dos pilotos para manuseio especializado dos equipamentos, pelo valor mensal de R$ 280 mil, com prazo de validade de 90 dias. Os drones voltam a operar após o parecer dos órgãos de controle e fiscalização".
“Surgiram muitas informações falsas que confundem a sociedade. Mas, o que nos importa é garantir para toda sociedade a lisura da nossa gestão e assegurar que nenhuma dúvida paire sobre as nossas decisões, especialmente nessa época tão séria e de muita responsabilidade com relação a pandemia. Queremos que seja inspecionada toda conformidade, preço de mercado e tudo que for necessário”, disse o prefeito.
O chefe do Executivo municipal destacou ainda que, "igualmente feito ao TCE, cópias do contrato também serão enviadas ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) e a OAB". “Peço apenas a nossa Corte de Contas que dê prioridade nessa demanda, pois precisamos dar sequência nesse trabalho para garantir a força-tarefa completa da desinfecção”, assinalou.
O Executivo municipal considera que "o emprego de drones na desinfecção é uma sequência do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Município desde o mês de março. No primeiro momento, o serviço foi colocado em prática por meio do uso de seis borrifadores costais e, posteriormente, ganhou o reforço de dois caminhões-pipa. Com esse aparato, em pouco mais de 30 dias de operação, 377 ações de desinfecção já foram realizadas".
“Todas as medidas que adotamos tem como principal objetivo garantir o cuidado e o zelo com a saúde da população. Lançamos os borrifadores, que higienizam os pontos de ônibus, parques, praças e unidades de saúde. Iniciamos também o mesmo trabalho com a utilização de caminhões-pipa. E, por último, passamos a utilizar os drones, com uma tecnologia de ponta que irá otimizar nosso enfrentamento à Covid-19”, pontuou Pinheiro.
Com informações Sicom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira
Excesso Digital: Como Evitar que isso Sabote Sua produtividade