Secretário adjunto de Saúde de Sinop, Wircicley Fonseca, faleceu ontem (24). Ele estava internado em UTI no município com suspeita de coronavírus.
Na manhã de hoje (25), a prefeita Rosana Martinelli confirmou a morte do secretário, considerando que "houve complicações posteriores ao corona".
Nota
O Hospital Santo Antônio comunica o falecimento do paciente Wirciley de Oliveira Fonseca, de 45 anos. O óbito aconteceu na noite de ontem, sexta-feira, 24, por volta das 22h, por choque séptico.
O paciente foi admitido no final do mês de março por um quadro de insuficiência respiratória aguda onde foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva, sendo testado positivo para Covid-19.
Preparado naquele momento há mais de duas semanas para a pandemia que assola o Brasil e o mundo, o Hospital Santo Antônio utilizou, ao longo desses 27 dias de internação, de todos os recursos necessários na tentativa de uma solução e evolução clínica favorável contra o vírus.
Quando abordamos pacientes com Covid - 19, é importante destacarmos que todos os eventos se complementam, ou seja, não há causa única na evolução do quadro.
Ao apresentar os sintomas, houve evolução para insuficiência respiratória aguda, sendo necessário ventilação mecânica e uso de medicamentos para sedação e manutenção do quadro.
Mesmo após exame de controle para Covid - 19 (PCR) negativo, este tempo prolongado em decorrência do quadro grave exigiu que muitos meios fossem utilizados para manutenção da vida, entre os quais, por exemplo, hemodiálise, monitoração invasiva, sondas, cateteres e que apesar de serem extremamente necessários, podem contribuir para eventuais complicações.
É importante destacar que todas as medidas necessárias foram tomadas, mas infelizmente existem situações que vão além da equipe ou dos procedimentos realizados e que podem determinar desfechos desfavoráveis, tais como comorbidades (doenças prévias), gravidade do quadro infeccioso e resposta do paciente ao tratamento instituído.
Wirciley de Oliveira Fonseca era secretário adjunto de saúde e servidor de carreira da Prefeitura de Sinop. Sempre engajado com causas nobres e humanas, era bastante querido por todos os companheiros de trabalho e boa parte da população. Ele deixa esposa e dois filhos.
No final da tarde de ontem, Boletim da gestão da Sinop informou que:
"Relatório técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, divulgado às 18h30 desta sexta-feira, 24 de abril, aponta que nas últimas 24 horas (de quinta-feira para sexta-feira), o cenário do coronavírus na cidade não apresentou alteração, mantendo-se em 149 amostras encaminhadas ao Lacen, em Cuiabá, desde o dia 16 de março, 114 testes negativos para a infecção e 19 casos confirmados.
O documento aponta, ainda, que até este momento, no quadro de Covid-19 em Sinop há dez pacientes recuperados e dez amostras ainda aguardando liberação de resultado. Desde o início da pandemia, seis amostras foram descartadas por não se enquadrarem no critério de análise protocolar laboratorial.
Atualmente, os pacientes com resultado positivo seguem acompanhados pela Secretaria de Saúde. Dois estão internados em Unidade de Terapia Intensa (UTI), sendo um homem de 61 anos e outro de 45 anos. Dentre os demais, três em isolamento domiciliar e quatro em final de quarentena, por não apresentarem mais sintomas da infecção."
Atualizada às 10h24
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tarifaço completa um mês com queda nas vendas e pacote de apoio
Combate à pedofilia: PF prende homem por armazenar arquivos
Nova Ordem Autoritária - Grupo de países liderados por China e Rússia desafiam instituições democráticas
Tribunal de Justiça condena companhia aérea por atraso em voo
Estudo: setembro começa com leve alta no custo da cesta básica
Controvérsia judicial acerca das limitações da compensação de créditos judicias
Tribunal do Júri condena a 18 anos de prisão homem que matou jovem
PF derruba esquema de usurpação e extração ilegal de ouro
Alerta do TJ: golpistas enviam mensagens com links falsos em nome de Fórum
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde