Da Redação
O Governo divulgou hoje (11) o cenário das ações de monitoramento - contenção e prevenção do coronavírus - ressaltando que até o momento "não há casos confirmados" em Mato Grosso.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, "atualmente, a SES considera uma suspeita de coronavírus no Estado de Mato Grosso; o caso é investigado e foi notificado em Lucas do Rio Verde (a 334km da capital). Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 12 ocorrências em território mato-grossense".
Acentua que "de acordo com a Nota Informativa divulgada na última terça-feira (10.03), sete casos foram descartados e quatro foram excluídos por não preencherem os critérios de definição para COVID-19".
Confira as informações na íntegra:
O Governo do Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizará mais uma reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT). O encontro, marcado para iniciar às 9h, ocorrerá nesta quinta-feira (12.03), no auditório Garcia Neto do Palácio Paiaguás. Término previsto por volta das 11h30. As entrevistas serão concedidas após a conclusão da reunião.
Com o objetivo de alinhar a atuação do Estado na contenção e prevenção do coronavírus, a reunião debaterá as atualizações das ações estipuladas no Plano Estadual de Contingência e demais protocolos.
“Mesmo sem casos confirmados em Mato Grosso, o Governo do Estado trabalha na estruturação de um fluxo de atendimento e no esclarecimento da população quanto às informações relevantes sobre o vírus. Estamos capacitando os profissionais da Rede de Assistência e seguindo as orientações do Ministério da Saúde”, explicou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Atualmente, a SES considera uma suspeita de coronavírus no Estado de Mato Grosso; o caso é investigado e foi notificado em Lucas do Rio Verde (a 334km da capital). Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 12 ocorrências em território mato-grossense.
De acordo com a Nota Informativa divulgada na última terça-feira (10.03), sete casos foram descartados e quatro foram excluídos por não preencherem os critérios de definição para COVID-19.
Recomendações
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
· Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
· Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
· Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
· Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
· Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
· Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
· Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
· Manter os ambientes bem ventilados;
· Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
· Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira fraude em contratos da Metamat; CGE aponta esquema de R$ 22 mi
Tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: PC derruba facção em MT
Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro
Setembro Amarelo: quando a saúde mental também protege o coração
PF: operação desmantela tráfico de entorpecentes em MT
Estatuto do Pantanal: o que muda para o produtor rural com a nova legislação
O combate começa pela prevenção
João Doria elogia: crescimento em MT ocorre por segundo
TCE: contas de Sérgio Ricardo recebem parecer favorável à aprovação
PM mira facção e barra suspeitos de tentativa de homicídio