Da Redação
O Governo divulgou hoje (11) o cenário das ações de monitoramento - contenção e prevenção do coronavírus - ressaltando que até o momento "não há casos confirmados" em Mato Grosso.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, "atualmente, a SES considera uma suspeita de coronavírus no Estado de Mato Grosso; o caso é investigado e foi notificado em Lucas do Rio Verde (a 334km da capital). Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 12 ocorrências em território mato-grossense".
Acentua que "de acordo com a Nota Informativa divulgada na última terça-feira (10.03), sete casos foram descartados e quatro foram excluídos por não preencherem os critérios de definição para COVID-19".
Confira as informações na íntegra:
O Governo do Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizará mais uma reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT). O encontro, marcado para iniciar às 9h, ocorrerá nesta quinta-feira (12.03), no auditório Garcia Neto do Palácio Paiaguás. Término previsto por volta das 11h30. As entrevistas serão concedidas após a conclusão da reunião.
Com o objetivo de alinhar a atuação do Estado na contenção e prevenção do coronavírus, a reunião debaterá as atualizações das ações estipuladas no Plano Estadual de Contingência e demais protocolos.
“Mesmo sem casos confirmados em Mato Grosso, o Governo do Estado trabalha na estruturação de um fluxo de atendimento e no esclarecimento da população quanto às informações relevantes sobre o vírus. Estamos capacitando os profissionais da Rede de Assistência e seguindo as orientações do Ministério da Saúde”, explicou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Atualmente, a SES considera uma suspeita de coronavírus no Estado de Mato Grosso; o caso é investigado e foi notificado em Lucas do Rio Verde (a 334km da capital). Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 12 ocorrências em território mato-grossense.
De acordo com a Nota Informativa divulgada na última terça-feira (10.03), sete casos foram descartados e quatro foram excluídos por não preencherem os critérios de definição para COVID-19.
Recomendações
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
· Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
· Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
· Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
· Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
· Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
· Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
· Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
· Manter os ambientes bem ventilados;
· Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
· Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro