Da Assessoria
O filme “A Batalha de Shangri-lá” será um dos representantes de Mato Grosso na 52ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, considerado o maior do cinema nacional e o mais antigo do país. O filme será exibido na Mostra Paralela – Território Brasil, neste sábado, dia 30. A obra é a estreia do publicitário, roteirista e cineasta mato-grossense Severino Neto na direção de longas e tem como co-diretor Rafael de Carvalho.
A mostra já é a segunda a qual A Batalha de Shangri-lá participa no país, neste mês. No dia 17 de novembro, o filme estreou no Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, realizado em São Paulo, entre 13 e 20 passados, no Cinesesc.
O espectador acompanha a jornada de João que, depois da morte de seu pai adotivo, parte em busca de sua mãe biológica, que o abandonou há quase 40 anos no interior de Mato Grosso. Em uma jornada física e emocional por um Brasil profundo, o passado da mãe surge pouco a pouco, e as convicções e preconceitos de João rompem tabus.
“A Batalha de Shangri-lá” é uma história atual e recorrente, que toca em temas difíceis de lidar, como violência familiar, social e a sexualidade em evidência. O filme é um drama, com pitadas de suspense e tragédia, com nuances e camadas complexas, desvendadas passo a passo.
O cineasta Severino Neto conta que o filme nasceu para amenizar sua angústia sobre o tema sexualidade e violência familiar, e que a narrativa é baseada em suas vivências e observações. “Cinema é pegar tudo que você viveu e viu, tudo que te emocionou, te fez sofrer, tudo que faz sentido ou não, tudo que te incomoda. Cinema é sua voz, sua opinião, sua ideologia. É responsabilidade com o seu entorno e uma crítica sobre o que você considera belo, intrigante, errado ou absurdo”.
O roteiro de “A Batalha de Shangri-Lá” foi vencedor de festivais e editais, tendo sido selecionado em Madri (Espanha) na 13ª edição do concorrido Ibermedia (programa de incentivo à co-produção de filmes de ficção e documentários realizados na comunidade Ibero-Americana).
“Foi no Ibermedia que o roteiro de fato nasceu”, explica Severino. “Meus consultores foram Karim Ainouz e Tomas Aragay, dois baitas roteiristas, graças a isso o filme existe. O Ibermedia é importante, porque é um grande Laboratório de Desenvolvimento de Roteiro, um dos maiores do mundo, que abrange toda a América Latina, mais Portugal e Espanha”. Roterista e cineasta, Karim Ainouz é diretor de “A Vida Invisível”, produção brasileira indicada a concorrer ao Oscar de Filme Estrangeiro em 20020. O roteiro de “A Batalha de Shagri-la” também venceu o primeiro edital de produção Ancine/FSA.
A produção conta com nomes conhecidos no elenco principal, como a atriz Ingra Liberato, que entre outras novelas globais fez “Ana Raio e Zé Trovão”, “Tieta” e “Segundo Sol”; o ator Gustavo Machado cuja longa carreira no cinema inclui os filmes “Chacrinha”, “Elis”, “Bruna Surfistinha” e “As Melhores Coisas do Mundo”, além de novelas como “A Força do Querer”, “Além do Tempo” e “Sete Vidas” - atualmente Gustavo pode ser visto na série “Coisa Mais Linda”, da Netflix; e Maria Ceiça da série “Sobre Pressão”, da Globo. Ceiça também estrelou novelas de sucesso como "Por Amor" e as séries "Chiquinha Gonzaga" e "Filhas do Vento" e os filmes "Se eu Fosse Você", “Orfeu” e “Carlota Joaquina”.
As locações foram em Cuiabá e em estradas por Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães, Campo Verde e Nova Brasilândia. A equipe de produção é 80% local.
Brasília - O Festival de Brasília teve início em 22 de novembro e segue até 1º de dezembro, exibindo longas e curtas-metragens distribuídos entre Mostra Competitiva – com prêmios em dinheiro e troféu Candango para todas as categorias –, Mostra Brasília BRB de Cinema e mostras paralelas.
Realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, em parceria com o Instituto Alvorada Brasil, a 52ª edição do evento tem como tema a Afirmação do cinema nacional, cujo objetivo é amplificar o potencial do Festival de Brasília como vitrine e oportunidade para o fechamento de novos negócios na área do audiovisual.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro